MP-DF pede condenação de Piquet e indenização milionária por racismo e homofobia

Atualizado em 9 de março de 2023 às 13:07
O bolsonarista Nelson Piquet foi denunciado por racismo e homofobia após ataque a Lewis Hamilton. Foto: Reprodução

O Ministério Público do Distrito Federal (MP-DF) pediu à Justiça a condenação do bolsonarista Nelson Piquet por racismo e homofobia. O órgão apresentou um parecer referente a ação civil pública que pede indenização de R$ 10 milhões como forma de reparação por danos morais coletivos.

O ex-piloto é acusado de racismo e homofobia por chamar Lewis Hamilton, piloto de F1, de “neguinho” e insinuar que ele teria relações homoafetivas para ter sucesso. A declaração ocorreu em julho de 2021 em entrevista ao canal Motorsports Talks.

Veja:

Segundo a petição, apresentada por entidades e organizações sociais como o Educafro e a Aliança Nacional LGBTI+, “ele refere-se múltiplas vezes a Lewis Hamilton com menosprezo, sem sequer citar o nome do piloto inglês, referindo-se a ele apenas como “neguinho”, e incorrendo também em homofobia, afirmando que ‘O ‘neguinho’ devia estar dando mais c* naquela época”.

Em seu parecer, o MP alega que houve “violações aos direitos da vítima e da população negra e LGBTQIA+, considerando tanto o plano das normativas internacionais quanto nacionais”.

O órgão também aponta que Piquet acredita que, por Hamilton ser um profissional negro, ele seria “incapaz de ser bem-sucedido em razão de sua competência, fazendo-se necessária a utilização de outros meios, tais como a subjugação, a humilhação e a inferiorização diante de pessoas brancas que seguem os padrões heteronormativos”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link