MP dos Ministérios: Lula e Lira devem se reunir nesta quinta após derrotas do governo

Atualizado em 31 de maio de 2023 às 14:25
Arthur Lira, presidente da Câmara dos deputados e presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). (Foto: Reprodução)

Ainda nesta quarta-feira (31), Arthur Lira, atual presidente da Câmara dos Deputados, deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), presencialmente, para discutir sobre a articulação política e temas estratégicos, como a medida provisória (MP) que reestruturou os ministérios do novo governo. Com informações da GloboNews.

A informação do encontro teria sido entregue à coluna por líderes partidários que acompanharam uma reunião entre Lira e Alexandre Padilha, ministro das Relações Institucionais, na manhã desta quarta-feira na residência oficial de Lira. Segundo tais fontes, Lula e Lira, nesta quarta, já conversaram por telefone para agendarem e confirmarem a reunião.

Mais cedo, Lula convocou uma reunião de emergência no Palácio da Alvorada para tentar reverter as derrotas já concretizadas em votações na Câmara e evitar a rejeição ou perda de validade da MP que reestrutura os ministérios.

Palácio do Alvorada, em Brasília. (Foto: Reproduçao)

O texto perde validade nesta quinta (1º) se não for aprovado em definitivo pelos plenários da Câmara e do Senado. Caso isso aconteça, o governo perde a estrutura atual com 37 ministérios e fica obrigado a retomar as 23 pastas do mapa deixado pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na última terça-feira (30), o governo já não havia conseguido fazer com que a medida fosse votada na Câmara. A comissão que analisou a MP realizou mudanças que retiraram atribuições do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério dos Povos Indígenas. A partir de críticas das ministras das pastas, inicialmente o governo disse que ia tentar retomar o desenho original. Padilha, no entanto, defende a votação do texto da maneira que está.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link