MP dos Ministérios: Lula veta trechos de interesse do Centrão após pedido de Marina

Atualizado em 20 de junho de 2023 às 16:35
Marina Silva e Lula. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula sancionou, com vetos, a Medida Provisória (MP) que reestrutura a Esplanada dos Ministérios. Entre os trechos retirados pelo petista está a transferência da Política Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente para o Ministério de Integração e do Desenvolvimento Regional. Ele atendeu ao pedido de Marina Silva, que comanda a pasta.

O mandatário ainda atendeu a pedido do Ministério da Saúde e vetou a transferência da responsabilidade sobre saneamento e edificações nos territórios indígenas para o Ministério das Cidades. O texto foi aprovado no final do mês passado pelo Congresso Nacional, que esvaziou pastas do governo.

O Planalto abriu mão de reverter o esvaziamento dos ministérios no Legislativo e agora pretende usar decretos e portarias para organizar os órgãos que foram transferidos. Um veto completo ao texto faria com que a estrutura da Esplanada voltasse a ser como era na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lula também vetou trechos da MP que incluem pontos de disputa do Centrão. A pasta da Integração Nacional é comandada por Waldez Góesdo União Brasil e a transferência da Política Nacional de Recursos Hídricos do Meio Ambiente para seu ministério era um dos desejos das siglas do bloco parlamentar.

O presidente ainda vetou artigo que passava para o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) a responsabilidade de coordenar atividades de inteligência federal. O mandatário argumentou que o trecho geraria “conflito de competência” com a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), órgão central do Sistema Brasileiro de Inteligência.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.