MPF abre inquérito para investigar Operação na Vila Cruzeiro

Atualizado em 24 de maio de 2022 às 23:01

Nesta terça-feira (24) o Ministério Público Federal (MPF) instaurou procedimento de investigação criminal para apurar a legalidade da operação policial realizada na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, onde 22 pessoas foram mortas.

Com o objetivo de capturar criminosos do Comando Vermelho atuantes nas comunidades do Rio, o MPF informou que foi avisado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que em conjunto com a Polícia Militar (PM), ocorreria a operação.

O MPF notificou os superintendentes da Polícia Federal e da PRF, e também pediu informações sobre a ação penal e os inquéritos policiais que motivaram os pedidos de prisão dos suspeitos. O órgão, entretanto, quer saber detalhes de como se deu a ação, como as mortes ocorreram, quantos e quais agentes participaram e se os mandados de prisão foram cumpridos.

“Em 11 de fevereiro deste ano, no mesmo lugar, houve oito vítimas fatais em operação com participação da PRF. O Brasil é signatário de tratados e acordos internacionais que nos obrigam a investigar e punir violações de direitos humanos. E 21 mortos, até agora, em menos de três meses, não podem ser investigados como se fossem simples saldo de operações policiais” afirmou o procurador da República Eduardo Benones, do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial no Rio de Janeiro, destacando que é preciso investigar violações de direitos humanos.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link