MPF arquiva caso sobre favorecimento de Michelle Bolsonaro a amigos na Caixa

Atualizado em 26 de janeiro de 2022 às 7:02
A imagem de Jair Bolsonaro e Michelle
Jair e Michelle Bolsonaro. Foto: AFP

Procuradoria da República do Distrito Federal arquivou, nesta terça (25), o processo que investigava se a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, usou sua influência para conseguir empréstimos da Caixa de forma facilitada para amigos.

LEIA MAIS:

1; Luciano é o 1º eliminado do BBB 22 e bolsonarista Naiara é poupada no paredão

2; Partido de Bolsonaro: Maioria dos líderes do PL tem problemas na Justiça

3; Roberto Jefferson é condenado a indenizar Manuela D’Ávila por danos morais

Processo de Michelle Bolsonaro foi arquivado

Banco público se manifestou por ofício negando que tenha existido favorecimento de pessoas próximas à família do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Essa denúncia foi feita pela revista Crusoé, do site de extrema direita O Antagonista, no ano passado. De acordo com a reportagem, Michelle Bolsonaro supostamente tratou do tema pessoalmente com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o que configura abuso de influência. O fato teria ocorrido durante a pandemia.

Revista divulgou um e-mail apontando uma assessora da primeira-dama avisando sobre o envio de “documentos dos microempresários de Brasília que têm buscado créditos a juros baixos”. A mensagem também fez referência a uma conversa telefônica entre a primeira-dama e o presidente da Caixa.

Ainda segundo a revista, a Caixa abriu uma apuração interna depois que o sistema de controle detectou um “fato estranho”. A auditoria identificou a sigla PEP (acrônimo para ‘pessoa exposta politicamente”) e chegou a uma lista de indicações feitas pela primeira-dama, que incluía pessoas próximas a ela como a dona de uma rede de confeitarias de Brasília.

Nomes aprovados foram colocados no Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e não há indícios de que os valores liberados extrapolassem os limites previstos pela lei.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link