MPF estuda questionar Twitter sobre acordo para eleições após compra por Elon Musk

Atualizado em 25 de abril de 2022 às 22:44
Foto de logo do Twitter ao lado do perfil de Elon Musk na rede social.
MPF pretende questionar sobre as políticas de combtae à desinformação. Foto: REUTERS/Dado Ruvic

O Ministério Público Federal (MPF) pretende questionar o Twitter no Brasil sobre a compra da plataforma pelo bilionário Elon Musk. O órgão pretende saber se haverá mudança nas políticas de combate à desinformação na rede social.

A transação foi anunciada nesta segunda-feira (25) por US$ 44 bilhões (R$ 214 bilhões). O ofício foi elaborado dentro da apuração sobre as plataformas lidam com fake news. No mês de janeiro, a Procuradoria havia questionado os motivos pelos quais o Twitter não mantinha um canal de denúncia sobre desinformação envolvendo a Covid-19.

O MPF hoje quer saber se haverá, e quais seriam, as mudanças realizadas na plataforma em suas políticas de combate à desinformação com a nova gestão.

Questionamento não será enviado de forma imediata

O questionamento não será enviado imediatamente, já que a compra ainda está sendo formalizada nos Estados Unidos e se estenderá pelos próximos meses.

“Liberdade de expressão é a base do funcionamento da democracia, e o Twitter é a praça de discussão digital, onde são debatidos os assuntos vitais para o futuro da humanidade”, disse Musk em comunicado. “Também quero tornar o Twitter melhor ao aprimorar o produto, acrescentando novos recursos”.

Depois do anúncio da compra, o ministro das Comunicações do governo, Fábio Faria, publicou no Twitter “Congratulations, Elon Musk! Mais uma vez você está a dois passos na frente dos outros players e agora faz um gesto ao mundo e em defesa da liberdade!”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link