MST realiza Festival gratuito no RN, reunindo mais de 20 atrações culturais

Atualizado em 11 de novembro de 2023 às 0:25
Apoiadores do MST. Foto: Delanisson Araújo

O Festival do MST: por Terra, Arte e Pão chega na cidade de Natal (RN) nos próximos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, com extensa programação cultural gratuita.

Entre as atrações confirmadas estão as apresentações de Cátia de França, Nação Zumbi, Karina Burh, Academia da Berlinda, Juliana Linhares e Odair José.

O evento faz parte da 1ª Feira Potiguar da Agricultura Familiar e Economia Solidária que é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF-RN).

O espaço da feira terá horário de funcionamento das 8h às 22h, e as atrações do Festival do MST ocorrerão entre 15h às 23h, no Centro Administrativo do Estado, em Lagoa Nova.

O Festival tem ocorrido em diversos estados do país, e integra as comemorações do aniversário dos 40 anos de existência e resistência do MST, a se completar em janeiro de 2024.

Segundo Taisa Costa, militante do MST e uma das organizadoras do evento, o Festival do MST tem potencial de se transformar em grandes atos políticos em prol do movimento desde os estados, espaços de articulação política em defesa do MST, e de pautar a Reforma Agrária Popular.

Festival do MST em Maceió (AL). Foto: Reprodução

“Temos mais uma vez em nossa história o desafio de dialogar com o conjunto da sociedade, de disputar a narrativa hegemonizada pela grande mídia e pelo agronegócio em nosso país”, afirma Taísa.

Para Matheus Mendes, do Coletivo de Cultura do MST, a realização do Festival na cidade de Natal, tem uma importante simbologia para o conjunto do Movimento Sem Terra:

“O MST se opõe ao avanço do uso de agrotóxicos, com uma produção diversificada e saudável em seus 40 anos de experiência na luta contra o agronegócio. Nossa programação dialoga com isso a partir das feiras com produtos da agricultura familiar camponesa, exposições, comidas regionais, espaços formativos e shows com grandes artistas locais e de renome nacional”. – conta Matheus.

O Festival já passou por Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Maceió (AL), mas segue com uma ampla agenda até o próximo ano. Estão previstos Festivais ainda em João Pessoa (PB), Brasília (DF), Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Curitiba (PR) e Belém (PA).

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

QUINTA- FEIRA (30/11)

– Asé Delas
– Fuxico de Feira convida Cínthia
– Zé Hilton
– Jarbas Acordeon
– Projeto Mulheres da Terra (Tiquinha Rodrigues, Isaar e Luana Flores)
– Cátia de França
– Juliana Linhares

SEXTA-FEIRA (1/12)

– Trio Trancelim
– Val Santos e Zé Pinto – MST
– Messias Paraguai
– Cida Lobo
– Academia da Berlinda
– Nação Zumbi
– Dj Samir

SÁBADO (2/12)

– Sulla
– Forró do Severo
– SouRebel
– Aiyra convida Fúria Negra
– Odair José
– Santana, o cantador
– Karina Buhr

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link