“Múcio busca conciliação, mas deve subir o tom contra golpistas”, diz Marco Aurélio de Carvalho

Atualizado em 6 de janeiro de 2023 às 10:54
José Múcio Monteiro de terno e gravata e olhando para o lado
José Múcio Monteiro. Foto: TCU

As declarações feitas pelo novo ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, durante a cerimônia de posse, nesta segunda-feira (2), geraram mal-estar entre aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele adotou um discurso moderado e classificou atos golpistas de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como “manifestações democráticas”.

Em conversa com o DCM, o coordenador do Grupo Prerrogativas, advogado Marco Aurélio de Carvalho, afirma que o ministro busca, como primeira opção, um caminho de conciliação com bolsonaristas que não aceitam o resultados das eleições. Ele enfatiza, no entanto, que, caso não dê certo, Múcio deve subir o tom.

“Ministro Múcio tem nossa confiança, nossa carinho, nosso respeito, mas nós acreditamos que ele possa e deva ser mais enérgico em relação a manifestações antidemocráticas. São manifestações golpistas que atentam contra a ordem constitucional vigente e que têm um cunho, claramente, inconstitucional, e que devem ser repreendidas nessa exata dimensão”, diz.

“Buscar o caminho da conciliação sempre é a primeira e melhor opção, caso, eventualmente, esse caminho não se mostre satisfatório, nós acreditamos que ele deva subir o tom”.

Marco Aurélio também condena manifestações antidemocráticas e a nova ameaça de ataque terrorista em Brasília. Os atos já incluíram ações de vandalismo, depredações, agressões, sabotagem, saques, sequestro e tentativa de homicídio.

“Absolutamente intolerável. A gente espera, honestamente, que os ministros Flávio Dino e José Múcio tomem medidas enérgicas contra isso. Acreditamos e confiamos que eles vão procurar esse caminho. Ninguém quer confronto, temos um desafio enorme de reconstruir e reconciliar o país, mas não podemos tolerar esse tipo de manifestação antidemocrática e essas ameaças frequentes à democracia”, afirma.

“Renovamos nosso sincero compromisso com esse governo que ajudamos a eleger e que vamos continuar defendendo em todas trincheiras, apoiando todas inciativas para que a ordem constitucional seja restaurada de forma plena e efetiva”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link