Múcio: Politização de militares da ativa já é “tema pacificado” dentro do governo

Atualizado em 22 de maio de 2023 às 20:38
O ministro da Defesa, José Múcio, em evento do Lide. Foto: Fredy Uehara/Lide

O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse nesta segunda-feira (22) que o projeto para barrar militares da ativa na política teve foi assinado por todos os comandantes militares e deve ser aprovado “sem problemas”.

Segundo Múcio, a politização de militares da ativa já é “um tema absolutamente pacificado” dentro do governo e nenhum general ou Alto comando saiu do tom desde o início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Tenho a impressão de que (o projeto para barrar os militares da ativa na política) vai ser aprovado sem problemas, pois é uma coisa boa para a política e para os militares”, afirmou o ministro durante um evento do grupo empresarial Lide.

Múcio destacou que “desde 1º de janeiro não há uma declaração de um militar em um jornal do Brasil”. “Se gostou, se não gostou. Pode achar o que quiser. Agora, tem que seguir a regra da carreira militar”, disse.

“O problema é o militar ir para a política, tentar se candidatar, não se eleger e depois voltar para as Forças Armadas. Aí ele volta fazendo proselitismo político, criando grupo de WhatsApp, juntando grupos dentro dos quartéis. Os pilares básicos das Forças Armadas, que são a disciplina e a hierarquia, voltam completamente maculados e anulados”.

O ministro não disse quando o texto será encaminhado ao Congresso. Segundo ele, ainda falta definir quem apresentará o projeto e como: “Está andando super bem, foi uma coisa consensual, teve a assinatura de todos os comandantes militares, de maneira que nós não nos preocupamos com isso, estamos apenas procurando ver quem vai apresentar e a forma que vai”.

O ministro ressaltou que trabalha para que o tema não seja discutido junto com os debates sobre o artigo 142 da Constituição, comumente usado por bolsonaristas para pregar uma intervenção militar.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link