Mulher do prefeito de Niterói, Fernanda Sixel articula dobradinha com Freixo no Rio

Atualizado em 19 de janeiro de 2026 às 18:19
Fernanda e Freixo (ao centro) em caminhada em Niterói

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT), decidiu entrar de vez no tabuleiro eleitoral de 2026 ao lançar a esposa, Fernanda Sixel, como pré-candidata a deputada estadual no Rio de Janeiro. A movimentação amplia a presença do pedetista na disputa estadual e sinaliza uma aposta de longo prazo na reorganização do campo progressista fluminense.

A candidatura de Fernanda se articula em uma dobradinha com Marcelo Freixo, pré-candidato a deputado federal. A combinação une dois nomes com forte capital político: de um lado, Freixo, que hoje preside a Embratur; de outro, o grupo liderado por Rodrigo Neves, prefeito de Niterói em seu terceiro mandato. Os dois já são velhos conhecidos de Niterói.

Ela ainda terá dobradinhas com nomes relevantes não só do PDT, seu partido, como também do centro e da esquerda.

A avaliação entre aliados é de que a aliança fortalece o palanque progressista no estado e tem impacto direto na eleição presidencial de 2026, ao contribuir para a consolidação de uma base eleitoral robusta para o presidente Lula no Rio de Janeiro. Além disso, a articulação já projeta influência para os próximos ciclos eleitorais, reposicionando o PDT e aliados no cenário estadual.

Fernanda Sixel fará sua primeira disputa eleitoral, mas não é uma novata na militância política. Militante desde os 12 anos, ela conheceu Rodrigo Neves ainda jovem, durante uma passeata do movimento “Fora Collor”. Professora concursada de carreira, construiu trajetória ligada às políticas públicas voltadas às mulheres e à infância, áreas nas quais Niterói se tornou referência nacional ao longo das últimas gestões.