Mulher é presa no RS após trocar tiros com a polícia durante operação contra neonazismo

Atualizado em 12 de julho de 2023 às 5:23
Material neonazista em mandado de busca e apreensão da Policia Civil — Foto: Divulgação/Polícia Civil de Santa Catarina

Uma mulher atirou em policiais civis durante uma operação contra grupos neonazistas e foi presa na manhã desta terça-feira (11) em Nova Petrópolis, RS.

Ela é casada com um investigado e foi detida por resistência e disparo de arma de fogo contra os policiais que chegaram à casa, alvo de mandado de busca de apreensão de uma operação contra neonazismo.

Foram encontrados armas de fogo, municição e diversos itens de referência nazista.

“Ela é esposa de um investigado, que, segundo ela, está viajando a trabalho. Ela menciona que ele estava em offshore, mas não temos essa confirmação ainda”, disse ao jornal O Globo o delegado Artur Lopes, da Polícia Civil de Santa Catarina, responsável por coordenar a operação.

A investigação apura associação criminosa, apologia ao nazismo, racismo, em alguns casos, porte ilegal de armas de fogo. A operação ocorreu em 11 municípios dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em Maringá, PR, foi preso em flagrante um homem com posse irregular de armas de calibre 12 GA, munições, dispositivos eletrônicos e material nazista.

Já em Passo Fundo, RS, um mandado de busca e apreensão foi cumprido em uma estamparia, onde foram encontradas camisas e símbolos nazistas e de supremacistas brancos.

“O suspeito tinha um histórico de skinhead e fazia essa fabricação na sua própria casa. Ele também tinha antecedentes criminais, mas nada que chamasse a atenção da investigação”,  declarou o delegado.