Mulher faz narcotraficante se apaixonar por ela e o entrega à polícia

Atualizado em 29 de março de 2023 às 8:35
Juancho cercado por policiais colombianos na sua captura. (Foto: Reprodução/Polícia Nacional da Colômbia)

Por vingança, uma moradora de Montería, capital da região de Córdoba, na Colômbia, fez um traficante de drogas procurado pela Interpol se apaixonar por ela e o entregou à polícia.

A mulher, que teve sua identidade preservada, trabalhou em estreita colaboração com a Polícia Nacional da Colômbia para executar o plano de vingança e também ajudar na operação de captura pelo narcotraficante Rubén Darío Viloria Barrios, também conhecido como “Juancho”.

Juancho, segundo o jornal “El tiempo”, operava em Montería e na sub-região de Uraba, fingindo amor a Deus e à Igreja. Por trás do homem religioso, no entanto, havia o líder de uma organização criminosa que cometia crimes como tráfico de drogas, homicídios e extorsões.

“Segundo as informações coletadas pelos investigadores da Diretoria de Inteligência, essa pessoa tem uma ficha criminal de mais de 10 anos, tornando-se conhecida por sua capacidade coordenar ataques contra a Força Pública”, disse a polícia.

O bandido realizava o transporte de entorpecentes principalmente através da utilização de lanchas rápidas. Com esses veículos, Juancho conseguia transportar drogas pela América Central com destino aos EUA, com capacidade mensal de aproximadamente 1,5 tonelada de cocaína. Segundo os agentes policiais, o criminoso tinha conexões com cartéis de drogas do Panamá, Costa Rica e Honduras.

O homem também está ligado aos assassinatos de dois policiais em 2018 na cidade de Puerto Valdivia, segundo as investigações. Outra morte atribuída a ele era a do marido da mulher que ajudou a polícia. Juancho não sabia da ligação da moça com a vítima.

Embora fosse um plano demorado, a mulher finalmente conseguiu obter provas de seus crimes, que ela então repassou ao Comando de Operações Especiais da polícia.

A moça manteve contato por vários meses com Juancho até marcar um encontro com ele no mês de fevereiro em Montería. Ao chegar no compromisso, ele foi surpreendido pelos policiais que o capturaram.

Imagens de Juancho após sua captura. (Foto: Reprodução)

Os investigadores conseguiram estabelecer um mandado de prisão pelo crime de fabricação, tráfico e porte de armas e munições de uso restrito e exclusivo das Forças Armadas ou explosivos, além de suspeita de tráfico, fabricação e posse de drogas.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link