Mulher presa em avião que levava 30 kg de pasta base de cocaína é bolsonarista e cidadã de bem

Atualizado em 19 de novembro de 2019 às 16:39
O avião onde estavam os 30 kg de pasta base de cocaína

A notícia saiu no jornal O Liberal, de Americana, interior de São Paulo:

O TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) decretou nesta segunda-feira (18) a prisão preventiva de Janaína de Dominicis da Silva, presa no último domingo em um avião carregado com cerca de 30 kg de pasta base de cocaína que fez um pouso forçado em Elias Fausto.

De acordo com o boletim de ocorrência, a aeronave saiu do aeroporto municipal de Americana no último sábado em direção a Santa Catarina e retornaria para a cidade [de Americana] quando parou em Elias Fausto.

A mulher, de 46 anos, foi detida em flagrante no interior do avião e negou saber da presença do entorpecente.

Ela passou por audiência de custódia no fórum de Monte Mor e o flagrante foi convertido em preventiva (prisão sem prazo para acabar). A reportagem entrou em contato com o advogado da indiciada nesta segunda. Ele disse que retornaria o contato com um posicionamento, o que não ocorreu até a publicação desta reportagem.

Segundo o delegado da Dise de Americana, Luis Carlos Gazarini, a droga encontrada no mercado brasileiro vale em torno de R$ 600 mil e na Europa pode chegar a R$ 2,4 milhões. No site da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) o avião de pequeno porte está com a documentação em ordem e apto para voar. (…)

Há cerca de um mês e meio, o piloto pousou no aeroporto porque necessitava de um reparo depois que houve uma pane na estrutura, de acordo com a proprietário da oficina que atendeu o caso. A mulher, que pediu para não ser identificada, afirma que o próprio piloto pediu para ela um lugar para que pudesse guardar o avião por alguns dias.

Ela então conversou com o dono de um hangar e conseguiu que ele a mantivesse lá. No último sábado, um homem e uma mulher chegaram no aeroporto dizendo que retirariam a aeronave para irem até a praia de Porto Belo, em Santa Catarina, ainda segundo a proprietária da oficina

A aeronave caiu na área de uma fazenda de Elias Fausto. O proprietário acionou a Guarda Municipal, que realizou a prisão da mulher. Janaína é natural de São Roque e possui habilitação para voar. A Dise de Piracicaba apura o envolvimento de um outro homem, que seria o piloto. (…)

Janaína é bolsonarista e cidadã de bem, como deixava claro em suas redes. 

Janaína de Dominicis, detida em flagrante em avião com drogas