Mulheres e jovens veem governo Bolsonaro como o mais corrupto, diz Ipec

Atualizado em 5 de setembro de 2022 às 8:09
Jair Bolsonaro (PL)
Foto: Reprodução

Mulheres e os mais jovens são os grupos que fazem as piores avaliações para o presidente Jair Bolsonaro, avaliando o seu governo como o mais corrupto, de acordo com pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (05).

O levantamento revela que Bolsonaro possui altos índices de rejeição entre as mulheres. 69% das entrevistadas consideram que há “muita corrupção” no governo federal. Esse percentual é 59% entre os homens. Por outro lado, 6% dos homens consideram que não haja “nenhuma corrupção” no governo federal, contra apenas 2% das mulheres.

Jovens entre 16 e 24 anos também percebem mais corrupção no governo do que os mais velhos. Entre esta faixa etária, 68% diz ver “muita corrupção”. O índice chega a aumentar para 70% entre pessoas de 24 á 35 anos. Entre os que possuem 60 anos ou mais, a rejeição diminui para 50%. Com informações do Globo.

Os brasileiros consideram a corrupção o segundo maior problema do país, segundo o Ipec. Ao todo, 36% dos entrevistados pelo instituto mencionaram pagamentos de propina e a troca de pagamentos ilícitos por vantagens como um dos três problemas mais graves do Brasil — somente o desemprego foi mencionado por mais entrevistados. No entanto, quando estimulados a escolher somente um desafio a ser enfrentado, a corrupção aparece como maior prioridade dos entrevistados, com 18% das menções, à frente de desemprego e saúde, com 14% cada uma.

A primeira pesquisa foi feita de forma presencial com 2 mil eleitores com 16 anos ou mais, entre 1 e 5 de julho em 128 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos. A segunda, feita com 2 mil pessoas na internet com 16 anos ou mais das classes A, B e C, entre 20 e 27 de julho, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link