Mundo em alerta: Israel quer responder ao ataque do Irã nesta segunda

Atualizado em 15 de abril de 2024 às 6:39
Sistema anti-aéreo em funcionamento em Israel durante o ataque do Irã. (Foto: Amir Cohen)

Citando autoridades dos EUA, jornal diz que há expectativa entre de Washington e aliados de uma resposta imediata de Tel Aviv ao ataque massivo do Irã contra Israel.

Israel pode responder já na segunda-feira (15) ao ataque massivo perpetrado pelo Irã na noite de sábado (13). A informação foi veiculada pelo jornal The Wall Street Journal, que citou como fontes autoridades dos Estados Unidos e de outros países ocidentais.

“As autoridades dos EUA e do Ocidente esperam que Israel responda rapidamente aos ataques iranianos, possivelmente já na segunda-feira”, escreve o jornal.

A resposta de Israel ao ataque perpetrado pelo Irã é aguardada com expectativa, sobretudo porque pode escalar a tensão entre os países, transformando-se em um conflito regional.

Mais cedo, o ministro do gabinete de guerra de Israel, Benny Gantz, afirmou que Tel Aviv vai criar uma coalizão regional contra a ameaça iraniana e responderá ao ataque no momento certo e da forma apropriada.

Na madrugada de sábado (13), o Irã disparou uma onda de cerca de 300 projéteis do seu território em direção a Israel, incluindo 170 drones, 30 mísseis de cruzeiro e 120 mísseis balísticos, que acionaram as sirenes de ataque aéreo em todo o país. Os militares israelenses disseram que 99% dos projéteis foram interceptados pelos sistemas de defesa aérea que compõem o Domo de Ferro.

Teerã sublinhou que o ataque massivo foi uma resposta ao ataque perpetrado por Israel em 1º de abril, contra o consulado iraniano na Síria que matou sete membros da elite do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica (IRGC, na sigla em inglês). A delegação iraniana na Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a ação do Irã está alinhada aos princípios de legítima defesa previstos na Carta da ONU, e ressaltou que suas instalações diplomáticas foram atacadas por Israel.

Neste domingo (14), em uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, solicitada por Israel, o embaixador israelense na organização, Gilad Erdan, pediu que a comunidade aplique todas as sanções possíveis ao Irã e afirmou que “Israel se reserva ao direito legal de retaliar” o Irã.

“Esse ataque ultrapassou todas as linhas vermelhas e Israel reserva-se o direito legal de retaliar […]. Depois de um ataque tão massivo e direto contra Israel, o mundo inteiro, muito menos Israel, não pode se contentar com a inação. Defenderemos o nosso futuro”, disse Erdan.

Originalmente publicado em Sputnik

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link