Mundo joga no lixo mais de 1 bilhão de refeições por dia, diz estudo da ONU

Atualizado em 27 de março de 2024 às 21:08
Alimentos misturados em saco de lixo preto
Estudo falou sobre desperdício de comida – Agência Brasil

Um estudo lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) revela que a humanidade desperdiçou o equivalente a um bilhão de refeições por dia em 2022, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (27). Este cálculo, embora provisório, aponta para uma situação ainda mais grave, evidenciando a urgência de ações para mitigar o desperdício de alimentos.

Apesar de cerca de 800 milhões de pessoas ainda enfrentarem a fome, o mundo jogou fora mais de um bilhão de toneladas de alimentos no ano passado, representando mais de US$ 1 trilhão em desperdício. Esse volume corresponde a quase um quinto de toda a produção alimentar global, uma realidade descrita como “uma tragédia global” pelos especialistas.

Segundo informações divulgadas pela Folha de S.Paulo, Inger Andersen, diretora-executiva do Pnuma, destaca a gravidade do problema, afirmando que “milhões de pessoas passarão fome hoje enquanto os alimentos são desperdiçados em todo o mundo”.

O desperdício de alimentos não apenas contribui para emissões de CO2 cinco vezes maiores do que o setor da aviação, mas também requer vastas áreas de terra para produção de alimentos não consumidos. Esse cenário coloca em destaque a necessidade urgente de ações globais para lidar com essa questão.

Alimentos misturados no lixo
Dados sobre desperdício de alimentos são alarmantes – Agência Brasil

Richard Swannell, do Wrap, enfatiza a escala alarmante do problema, destacando que a comida desperdiçada anualmente seria suficiente para alimentar todas as pessoas que sofrem com a fome no mundo. Restaurantes, refeitórios, hotéis e lares foram identificados como os principais culpados pelo desperdício, evidenciando a necessidade de intervenções em diversos setores.

Além disso, fatores como a má gestão de porções e datas de validade contribuem significativamente para o problema. O relatório destaca que o desperdício de alimentos não é exclusivo dos países ricos e é observado em todo o mundo, com países de climas mais quentes muitas vezes gerando mais resíduos.

O impacto do desperdício de alimentos vai além das consequências sociais, afetando também o meio ambiente. A conversão de ecossistemas naturais em terras agrícolas para produção de alimentos não consumidos contribui para a perda de habitats e emissões de gases de efeito estufa.

No Brasil, por exemplo, estima-se que o desperdício na etapa de consumo familiar seja de 94 kg por pessoa ao ano, conforme o Índice de Desperdício de Alimentos.

O relatório conclui ressaltando os efeitos devastadores do desperdício de alimentos para as pessoas e o planeta, destacando a necessidade urgente de medidas para enfrentar essa crise global.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link