Murdoch e a Máfia

Atualizado em 14 de junho de 2013 às 11:59
Milly Dowler

 

James  Murdoch voltou hoje a  ser interrogado por uma comissão de parlamentares incumbida de investigar o escândalo das escutas ilegais do falecido tablóide  News of the World, o NoW.  Murdoch é filho do controvertido Rupert Murdoch,  dono da News Corporation, um império da mídia no qual reluzem marcas que vão da Fox News ao Wall Street Journal e ao Times de Londres.

O NoW —  aos 168 anos, mais de 2,5 milhões de circulação – fechou subitamente em julho depois que se soube que o jornal tinha invadido a caixa postal de uma garota desaparecida, Milly Dowler. Velhas mensagens foram removidas para que novas pudessem entrar e assim trazer novas informações sobre o caso. A informação de que a caixa postal fora movimentada deu esperanças à família de que a menina estivesse viva. Não estava. O caso comoveu a Inglaterra, e na mesma semana Rupert Murdoch saiu de sua base americana e se deslocou para Londres para cuidar do caso. Ele rapidamente anunciou o fim do jornal.

Não foi apenas a caixa postal da garota assassinada que foi invadida. Milhares de outras – sobretudo de celebridades — também eram monitoradas, na busca insana e ilegal de furos. Mas foi o caso de Milly que mesmerizou os ingleses e os fizeram dizer basta para o NoW.

O que levou James a uma nova sabatina, hoje, foram declarações partidas de gente graúda da empresa que contradiziam o que ele disse. Basicamente, numa frase que é um clássico em situações embaraçosas,  ele dissera que não sabia de nada. Um ex-advogado da News International, o braço britânico do grupo, afirmou que James foi informado num email do que estava acontecendo.

Alguém está mentindo. Quem?

O momento mais excitante da sabatina foi quando um  parlamentar trabalhista disse a James Murdoch que ele era o “primeiro chefe da Máfia a não saber nada sobre as atividades criminosas de sua organização”.  Polidamente, James respondeu que não era uma afirmação “apropriada”.

Bem, o ponto é que não restam escolhas a James. Ou ele compactuava com as atividades criminosas do jornal ou era incompetente por ignorá-las.  Um presidente de empresa não tem que saber de tudo, mas de coisas que podem  simplesmente liquidá-la  ele tem que estar informado. Ou é, definitivamente, incompetente.

Antes do escândalo das escutas, James era o herdeiro aparente do pai. Agora ele luta para não passar para a história da mídia, para usar as palavras duras ditas hoje no interrogatório,  como o primeiro chefe da Máfia a não saber de nada.