
O bilionário Elon Musk, recém-empossado como chefe do Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou uma convocação para atos pedindo o impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A postagem original, feita pelo empresário Mario Nawfal, anunciava “protestos massivos em 120 cidades brasileiras contra o governo Lula”. Musk repostou a mensagem com um simples “wow”.
— Elon Musk (@elonmusk) February 15, 2025
A mobilização no Brasil ganhou força com o apoio de políticos de extrema-direita. O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP), líder do Movimento Brasil Livre (MBL), utilizou seu canal no YouTube para convocar a população a participar dos protestos.
Kataguiri adiantou à coluna “Entrelinhas”, da Gazeta do Povo, que está elaborando um pedido de impeachment de Lula para ser protocolado na Câmara dos Deputados. Para fortalecer a iniciativa, o parlamentar criou um site que permitirá à população endossar o pedido por meio de assinaturas online.
Enquanto isso, Paulo Melo (PL-PR), presidente da Juventude do Partido Liberal (JPL) em Curitiba, já organiza uma manifestação marcada para a próxima terça-feira (21).
Melo destacou o caráter orgânico da mobilização, que ganhou força após o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticar duramente as ações do governo em vídeo repleto de fake news sobre o Pix: “Foi a partir da frase de Nikolas, ‘Se a gente não parar o Lula, o Lula vai parar o Brasil’, que surgiu a ideia do Fora Lula Day”.
O PIX está unindo o povo. pic.twitter.com/3UEtvIgIot
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) January 14, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line