Musk cria enxurrada de anúncios da Starlink após suspensão do X no Brasil

Atualizado em 2 de setembro de 2024 às 13:44
Anúncio da Starlink, empresa de internet por satélite, e o bilionário Elon Musk. Foto: Reprodução

O bilionário Elon Musk tem bombardeado usuários com anúncios da Starlink, empresa de internet por satélite, após a suspensão do X no Brasil. Propagandas da companhia têm aparecido com mais frequência no Google e em plataformas da Meta no país.

Segundo a agência Lupa, a empresa de internet de Musk promoveu 41 anúncios oferecendo seus serviços com descontos nos últimos quatro dias de agosto no país. O número é muito acima do praticado pela companhia no mercado nos últimos meses.

Entre janeiro e agosto, a empresa promoveu entre um e 23 anúncios ativos pagos por mês no Google. Foram três em janeiro, 16 em fevereiro e março, 23 em abril, quatro em maio, um em junho, 14 em julho e 39 em agosto.

O pico de investimentos em anúncios sobre a Starlink no Brasil coincide com a ofensiva do Supremo Tribunal Federal contra o X. Após a ameaça de suspensão da plataforma, na última quarta (28), a empresa teve um forte investimento em propagandas, chegando a oferecer descontos de até 58%.

Elon Musk durante palestra sobre a Starlink no Mobile World Congress (MWC), na Espanha, em 2021. Foto: Reuters

A Starlink teve as contas bloqueadas por Alexandre de Moraes, ministro do STF, para garantir o pagamento das multas milionárias ao X. Mesmo com o dinheiro congelado, a companhia de internet conseguiu promover anúncios por meio da empresa Space X, também pertencente a Musk.

A companhia, fundada por Musk para construir naves espaciais, controla a Starlink e pagou a ativação de 39 anúncios sobre planos de internet por satélite entre 28 e 31 de agosto de 2024. Nos meses anteriores, entre 1º de janeiro e 27 de agosto, a empresa fez, no total, 31 anúncios do tipo.

A Starlink nunca tinha anunciado nas plataformas da Meta antes de 2024. Só neste ano foram sete peças publicitárias divididas entre Facebook, Instagram ou Threads. Todas foram promovidas pela própria Starlink e duas delas foram criadas nos quatro últimos dias de agosto.

Fundada em 2019, a companhia de internet tem ao menos 215 mil clientes no país, segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). A empresa afirmou à agência que não irá cumprir a ordem de suspensão do X e continuará permitindo o acesso de usuários.

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