
Um relatório ultrassecreto dos Estados Unidos, com detalhes sobre alvos chineses e possíveis reações em caso de ameaça, deve ser apresentado a Elon Musk durante uma visita ao Pentágono nesta sexta-feira (21).
A informação foi publicada pelo jornal The New York Times nesta quinta-feira (20).
Segundo a reportagem, duas autoridades afirmaram que Musk verá um conjunto de 20 a 30 slides com informações militares confidenciais sobre um eventual confronto com a China. Os detalhes completos do conteúdo não foram divulgados.
O jornal classificou o acesso do empresário ao documento como uma “ampliação drástica” de sua influência no governo norte-americano. Internamente, há preocupação com possíveis conflitos de interesse, já que Musk mantém relações comerciais significativas com a China.
Musk chefia o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês) e é visto como peça estratégica no segundo mandato do presidente Donald Trump.

Após a divulgação da matéria, o porta-voz do Departamento de Defesa, Sean Parnell, declarou que o Pentágono está “entusiasmado” com a visita de Musk, conforme citado pelo Times.
Os Estados Unidos mantêm planos de guerra altamente sigilosos que definem alvos, ofensivas e estratégias de defesa em caso de confronto com potências globais.
Hoje, Washington e Pequim seguem em disputa comercial. Trump impôs tarifas sobre produtos chineses para favorecer a indústria nacional, e o governo chinês respondeu com novas taxas sobre importações dos EUA.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line