Na Bahia, Lula dá início às obras da Ferrovia Oeste-Leste

Atualizado em 4 de julho de 2023 às 8:44
Lançamento das obras do novo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste. Foto: Rafael Martins/GOVBA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jerônimo Rodrigues foram a Ilhéus, na segunda-feira (3), para lançar o início das obras de construção do novo trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1). Ao todo, serão 127 quilômetros de trilhos, todo em território baiano, de modo a formar um novo corredor de integração e exportação para a Bahia e para o Brasil. O evento reuniu executivos nacionais e globais da BAMIN, responsável pela obra, além de representantes dos municípios que integram a área de influência da ferrovia.

Ligando as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, a FIOL 1 terá um total de 537 quilômetros de extensão e vai passar por 19 municípios, com previsão de estar concluída e em operação a partir de 2027. O trecho inicial terá 127 quilômetros de extensão, ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara. As obras têm previsão de durar 36 meses e vão custar R$ 1,1 bilhão.

Na fase mais avançada da obra, serão gerados cerca de 1,2 mil empregos com o objetivo de trazer impulso para a economia local, a partir do escoamento e exportação de setores estratégicos, como a mineração e o agronegócio. A FIOL 1 irá entregar uma solução logística e de conexão Oeste-Leste na Bahia, sendo o elo fundamental dentro do projeto integrado conduzido pela BAMIN no estado, do qual também fazem parte a Mina Pedra de Ferro, em operação na cidade de Caetité, e o terminal de águas profundas Porto Sul, em construção na costa de Ilhéus. A BAMIN investe recursos na ordem de R$ 20 bilhões nos três projetos integrados no interior da Bahia.

A FIOL 1 terá capacidade para movimentar 60 milhões de toneladas de carga por ano. A BAMIN utilizará 40% desse potencial no transporte do minério produzido pela Mina Pedra de Ferro, disponibilizando o restante do volume potencial para o escoamento da produção de outras mineradoras, do agronegócio e demais segmentos industriais do estado.

Durante a cerimônia de assinatura, o presidente Lula lembrou que era para a ferrovia ter sido entregue antes de 2022, e pediu celeridade na execução. “O destino quis que os baianos me elegessem de novo para eu retomar a obra. Então, quero pedir aos responsáveis que façam de tudo para que seja concluída antes de 31 de dezembro de 2026. Vamos tratar de terminar logo, porque eu quero estar na Presidência da República para fazer essa entrega”, disse o presidente.

Com informações da Secom/BA

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