Na China, Macron pede que Xi Jinping traga Rússia ‘para a mesa de negociações’

Atualizado em 6 de abril de 2023 às 21:17
Macron e Xi Jinping em Pequim – Foto:Ng Han Guan /AFP)

O presidente da França, Emmanuel Macron, defendeu nesta quinta-feira (6) que a China interceda junto à Rússia para encerrar a guerra na Ucrânia. Macron e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, estão em Pequim para uma visita de Estado.

“Sei que posso contar com você para trazer a Rússia de volta à razão e todos à mesa de negociações”, disse o presidente francês. “Uma paz que respeite as fronteiras reconhecidas internacionalmente e que evite qualquer forma de escalada. E acredito que é uma questão importante também para a China, tanto quanto para a França e para a Europa. Esta paz, esta estabilidade, é o que estamos tentando alcançar.”

Xi, por sua vez, afirmou durante coletiva de imprensa conjunta com Macron que a China “está disposta a pedir à comunidade internacional, juntamente com a França, para manter a racionalidade e contenção, e evitar tomar medidas que irão agravar ainda mais a crise ou torná-la fora de controle”.

O presidente chinês visitou Moscou em março, onde encontrou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e defendeu uma “saída racional para a crise ucraniana”.

Macron visita a China com uma delegação de mais de 60 empresários e representantes de companhias como Airbus, Electricite de France e L’Oreal. Ele deve ficar no país até sábado (8).

Publicado originalmente no Brasil de Fato

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link