Na França, jovem perde a mão durante confusão com a polícia em festa clandestina

Atualizado em 19 de junho de 2021 às 9:27
Festa clandestina na França. Foto: Loic Venance/AFP

Publicado originalmente no RFI:

A tentativa de dispersão de uma rave ilegal na noite de sexta-feira (18) para sábado (19) em Redon, na região de Ille-et-Vilaine, na Bretanha, acabou em um violento tumulto entre os participantes e a polícia. Pelo menos cinco agentes ficaram feridos e dois foram hospitalizados.

Um jovem de 22 anos perdeu a mão, de acordo com um representante da região, Emmanuel Berthier. A Procuradoria da cidade de Rennes abriu um inquérito para avaliar as circunstâncias “desse incidente dramático”. Apesar da proibição de “reuniões festivas com música”, 1.500 pessoas vieram para Redon na sexta-feira à noite, explicaram as autoridades da região da Bretanha.

A polícia foi chamada para impedir a rave. De acordo com Berthier, o tumulto, de extrema violência, durou mais de sete horas. Segundo ele, os participantes jogaram coquetéis Molotov, bolas em metal e blocos de cimento nos policiais. Para o representante da região, a polícia enfrentou “pessoas que tinham um objetivo: vingar-se das forças públicas de segurança”, declarou.

“Mais uma vez, as autoridades escolheram a violência no lugar do diálogo. Chuvas de gás lacrimogêneo e granadas caíram em cima de uma multidão que só queria festejar”, reagiram os organizadores, o coletivo conhecido como Teknival des musiques interdites, que também lembrou a morte do jovem Steve Maia Caniço, que morreu em 2019 depois de cair no rio Loire, durante uma intervenção policial em uma festa em Nantes, no oeste da França.

Ministro acompanha a situação

Na manhã deste sábado (19), as autoridades afirmaram que a festa havia acabado, mas um fotógrafo da AFP presente no local disse que a música tinha recomeçado. Cerca de 400 policiais foram mobilizados para impedir o acesso à área, situado perto do hipódromo de Redon. O ministro do Interior, Gérald Darmanin, está acompanhando de perto a situação, segundo seus colaboradores.

Na sexta-feira, dois anos depois da morte trágica de Steve Maia Caniço, o procurador da República de Rennes, Philippe Astruc, anunciou que, de acordo com sua investigação, Caniço caiu no rio durante a ação policial. Seu corpo foi encontrado um mês mais tarde. Sua morte emocionou a cidade e desencadeou diversos protestos contra a violência policial. Muitas pessoas foram às ruas pedindo “Justiça para Steve”, julgando a ação policial desproporcional.

O incidente ocorre a apenas dois dias da Festa da Música na França, na segunda-feira (21), que neste ano deverá seguir um protocolo mais rígido que de costume para evitar a retomada da epidemia de Covid-19, atualmente sob controle. Os espectadores deverão assistir aos shows sentados e os espetáculos improvisados estão proibidos. O passe sanitário, com comprovante de vacinação completa, será exigido em locais que recebam mais de mil pessoas.

O toque de recolher será abolido a partir deste domingo devido à queda do número de casos de Covid-19 na França – atualmente estimado em cerca de 2.500 por dia em nível nacional.