Na Globo, Bolsonaro dando banana vira ‘gesto de braços cruzados que presidente tem repetido’

Atualizado em 14 de março de 2020 às 16:39
Bolsonaro: banana para a imprensa

Publicado originalmente no Come Ananás:

Por Hugo Souza

Nesta sexta-feria, 13, em longa reportagem exibida no Jornal Nacional sobre estar sob suspeita o resultado do exame de Jair Bolsonaro para coronavírus, a repórter Delis Ortiz informou que, ao postar no Twitter que testou negativo, Bolsonaro postou junto “uma foto com os braços cruzados, num gesto simbólico de provocação que tem repetido”.

“Uma foto com os braços cruzados, num gesto simbólico de provocação que tem repetido”, em vez de “dando uma banana”.

Em breve fará aniversário a nomeação de uma das filhas de Delis Ortiz para coordenar as relações públicas da Secretaria-Geral da Presidência da República. Foi no dia 15 de abril de 2019, via portaria 358 publicada no Diário Oficial da União.

Uma semana depois, quando a nomeação ganhou repercussão, a Globo divulgou a seguinte nota:

“Delis cumpriu as normas e comunicou que foi informada pela própria filha do cargo para o qual ela foi convidada (sem nenhuma participação da Delis). Não foi preciso sequer que a chefia determinasse que Delis deixasse de cobrir o Planalto. Ela mesmo fez a sugestão, imediatamente aceita. E, assim, Delis passará a cobrir o Congresso”.

No dia seguinte a essa nota, saiu no Diário Oficial da União a exoneração da filha de Delis Ortiz que havia sido nomeada para fazer RP do governo Bolsonaro. Delis, então, deu meia volta na praça dos Três Poderes e voltou ao Palácio do Planalto.

Dois meses depois, em junho do ano passado, Delis Ortiz, “num gesto simbólico”, deu uma Bíblia de presente a Bolsonaro durante um café da manhã do presidente com a imprensa em Brasília.