Na guerra das alianças partidárias, Lula ganha de Bolsonaro por 9 a 3

Atualizado em 5 de agosto de 2022 às 21:20
Lula (PT) e Bolsonaro (PL) – Foto: Reprodução

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu formar o maior bloco partidário na disputa presidencial na véspera do fim do período das convenções partidárias. Além do PT, Lula tem agora apoio de oito siglas.

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) que é candidato à reeleição, tem o apoio de seu partido, o PL, e mais duas legendas.

A candidatura do petista terá o apoio de PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, PCdoB, Agir (antigo PTC) e PV. Juntas, as legendas elegeram 130 deputados, 12 senadores e oito governadores em 2018.

Lula terá mais exposição midiática que seus concorrentes, já que a bancada na Câmara é o principal critério para a divisão do tempo de propaganda eleitoral na rádio e na TV.

O deputado André Janones (Avante-MG) abriu mão de sua candidatura para apoiar Lula nesta ultima quinta-feira (4). Com isso, além de acrescentar tempo de TV, Janones também é um cabo eleitoral eficiente nas redes sociais. O anúncio ocorreu após reunião entre parlamentar e o petista em São Paulo.

A representatividade de partidos em uma aliança é importante porque se traduz em maior tempo de propaganda no rádio e na TV e mais fundo eleitoral à disposição do candidato. Também costuma assegurar capilaridade da busca por votos nos Estados.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link