Na Itália, Lula critica taxa de juros e diz que Campos Neto está ‘jogando contra a economia’

Atualizado em 22 de junho de 2023 às 7:58
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva dá entrevista coletiva na Itália – Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de manter pela sétima vez consecutiva a taxa básica de juros, a Selic, em 13,75%. Ele ainda fez duras criticas ao presidente do BC, Roberto Campos Neto, o acusando de “jogar contra os interesses da economia brasileira”.

Em entrevista coletiva ao fim de sua visita à Itália nesta quinta-feira (22), Lula afirmou que a situação é “irracional” e há amplo descontentamento na sociedade com os 13,75%. “Não se trata de o governo ficar brigando com o Banco Central. Quem está brigando com o BC é a sociedade brasileira. A Confederação Nacional das Indústrias está brigando com o BC. A Federação das Indústrias de São Paulo, que é a maior do Brasil, está brigando com a taxa de juros”, disse.

“Os maiores varejistas estão brigando com a taxa de juros, os pequenos e médios empreendedores estão brigando com a taxa de juros. As pessoas que precisam de crédito para tocar a economia estão brigando com a taxa de juros”, afirmou o petista. “É irracional o que está acontecendo no Brasil. Você tem uma taxa de juros de 13,75% com uma inflação de 5%.”

O mandatário também ressaltou que “cada vez que reduz meia inflação, aumenta o juro real no país”. Segundo o chefe do Executivo, “não é possível ninguém tomar dinheiro emprestado para pagar 14% ao ano, às vezes 18% ao ano”:

“Eu acho que este cidadão joga contra a economia brasileira. Não existe explicação aceitável para a taxa de juros está 13,75%” disse o presidente”. “Nós não temos inflação de demanda. Você utiliza os juros para controlar a inflação. Quando há uma demanda muito grande, você aumenta a taxa de juros (…). Nós não temos isso no Brasil.”

Assista abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link