Na TV, Bolsonaro imitou Mandetta, o ministro que governa o Brasil. Por Moisés Mendes

Atualizado em 1 de abril de 2020 às 7:30
Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução

Publicado originalmente no blog do autor

O que Bolsonaro pode estar preparando? O sujeito foi quase um Mandetta na fala na TV de ontem à noite. Frustrou todo mundo, incluindo os que esperavam mais ataques. Mais um pouco e pediria isolamento total.

A história dos trabalhadores informais, que deveriam voltar a trabalhar – explorada de uma fala do diretor da OMS, que ele interpretou do jeito que quis –, ficou desamarrada. Bolsonaro não disse coisa com coisa.

A grande novidade foi o tom bem mais baixo, quase murmurante. Bolsonaro vinha num sertanejo universitário gritado, desesperado, e desceu a voz para um tom aveludado de boleirão.

Defendeu “um grande pacto pela preservação da vida e dos empregos” e fez média com “Parlamento, Judiciário, governadores, prefeitos e sociedade”. Nada mais direto sobre fim do isolamento.

E a gripezinha virou “o maior desafio da nossa geração”. Parecia um estadista.

Mas pareceu assustado. Tão assustado que nem falou do 31 de março, o que deve ter incomodado os militares.

E Mandetta conseguiu driblar a arapuca de Bolsonaro na entrevista coletiva compartilhada com outros ministros.

Brilhou como se estivesse sozinho, ao lado de Guedes, que parecia dormir, e de Sergio Moro, que não sabia o que fazia ali. Braga Netto é o mestre de cerimônias.

Mandetta pode escapar da armadilha por vários motivos. É o único que tem informações relevantes. Tem domínio do palco, fala bem e parece um Camaro amarelo ao lado do Chevette rebaixado de Sergio Moro.

E aí vem o que mais importa: a Globo vai fazer com que Mandetta fale como vinha falando, como fez hoje no Jornal Nacional.

Bolsonaro inventou uma entrevista coletiva com vários personagens, mas a figura que continuará brilhando no JN, porque a Globo quer, é Mandetta.

Se desse para fazer previsões num momento em que tudo que é previsto pode ser desfeito no mesmo dia, poderia se dizer que Mandetta está à vontade.

E Bolsonaro vai ficar quieto. Não esperem mais passeios de Bolsonaro pelo comércio de Brasília. Mas nunca se sabe o que o coronavírus incubado faz com o homem.

Bolsonaro pode estar com um truque na manga e os surpreender amanhã, ou pode estar apavorado com o poder de Mandetta. É Mandetta quem está governando.