Na véspera de convenção, PL gasta R$ 114 mil com propagandas de Bolsonaro no YouTube

Atualizado em 23 de julho de 2022 às 19:57
Propaganda do presidente Jair Bolsonaro no YouTube
Foto por: Reprodução

O PL investiu R$ 114 mil em apenas um dia para “encher” de anúncios do presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados no YouTube e outras plataformas ligadas ao Google na véspera da convenção que irá confirmar o mandatário como candidato. O número de anúncios chamou a atenção de usuários nas redes sociais, que comentaram que as propagandas apareciam antes de quase todos os vídeos vistos na plataforma. Os dados estão disponíveis no sistema de transparência de propagandas do Google.

Os dados do Google apontam que o PL usou o dinheiro em 15 anúncios, focados em diferentes regiões do Brasil. O maior investimento foi no Sudeste. O vídeo, de seis segundos, mostra imagens do presidente e uma mensagem: “não pule este vídeo, é pelo bem do Brasil”. A peça já foi exibida pelo menos 2,5 milhões de vezes, de acordo com a plataforma. O PL também investiu na publicação de um vídeo de 30 segundos no mesmo formato e com a mesma mensagem. No YouTube, em alguns dos casos, o usuário pode interromper o vídeo após os cinco primeiros segundos. Existe também a possibilidade de bloquear alguns anúncios.

Os dados do Google mostram que o principal investimento do PL foi em estados em que o presidente é mais forte. Dos R$ 114 mil, R$ 24,5 mil foram direcionados para anúncios de usuários em São Paulo, seguido pelo Rio de Janeiro (R$ 8,5 mil), Rio Grande do Sul (R$8 mil), Paraná (R$7,5 mil) e Minas Gerais (R$6,5 mil).

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