Nancy Pelosi diz que sua “liderança feminina” provocou revolta da China contra EUA

Atualizado em 3 de agosto de 2022 às 13:58
A presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, com a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen
Foto: Getty Images

A passagem de Nancy Pelosi, presidente do Congresso dos Estados Unidos, por Taiwan causou agitação e ameaças por parte da China. Essa é a primeira vez em pouco mais de duas décadas que uma autoridade norte-americana visita a ilha. No entanto, Pelosi não atribui a revolta da China a isso, e sim ao fato de uma liderança feminina ter essa notoriedade.

“Eles fizeram um grande barulho porque eu sou a oradora, eu acho. Não sei se isso foi uma razão ou uma desculpa”, disse Pelosi. “Porque eles não disseram nada quando os homens chegaram”, afirmou em um evento em Taipei, capital de Taiwan, onde se reuniu com a presidente da ilha, Tsai Ing-Wen, segundo reportagem da Bloomberg.

O discurso da presidente da Câmara dos EUA faz menção à visitas de senadores, incluindo o democrata Bob Menendez, presidente do Comitê de Relações Exteriores, que já estiveram na ilha e não causaram tanto barulho ou reações da China.

Pelosi disse que o encontro com Tsai Ing-Wen foi um momento de “orgulho da liderança feminina”. Em 2007, ela se tornou a primeira mulher a presidir a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, e Tsai Ing-wen é a primeira mulher presidente da ilha, eleita em 2016.

“É um grande orgulho para nós hoje, a primeira mulher oradora na Câmara a conhecer a primeira mulher presidente de Taiwan”, afirmou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link