Categories: DestaquesPolítica

“Não cultivamos em Minas a cultura da exclusão”: Pacheco rebate Zema e defende “união nacional”

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo). Foto: Pedro Gontijo / Imprensa MG

Em resposta às declarações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sobre o protagonismo do Sul e Sudeste em relação ao Norte e Nordeste, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), rebateu afirmando que o estado não cultiva a cultura da exclusão e que o país deve se inspirar no exemplo de união promovido por JK, um ilustre mineiro.

“Não cultivamos em Minas a cultura da exclusão. JK, o mais ilustre dos mineiros, ao interiorizar e integrar o Brasil, promoveu a lógica da união nacional. Fiquemos com seu exemplo. Ao valoroso povo do Norte e Nordeste, dedico meu apreço e respeito. Somos um só país”, afirmou.

As declarações de Zema, que comparou a região Nordeste com “vaquinhas que produzem pouco” em relação ao bloco Cossud (Consórcio Sul-Sudeste) em busca de protagonismo, geraram reações por parte dos governadores do Nordeste. O debate está ligado à tramitação da Reforma Tributária no Senado.

Na entrevista ao Estadão, Zema mostrou preocupação com um fundo sendo criado para o Nordeste, Centro-Oeste e Norte, questionando a ausência de ações sociais para o Sul e Sudeste, apesar de também enfrentarem desafios sociais. O deputado estadual Ulysses Gomes, líder da oposição ao governador em Minas Gerais, criticou suas declarações e associou-o ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

O deputado federal Aécio Neves, também de Minas Gerais, enfatizou a importância de defender os interesses do estado sem estabelecer alvos ou discriminar regiões. Ele destacou a necessidade de alianças com outras regiões, especialmente o Nordeste, reiterando que Minas nunca foi antagonista das regiões mais pobres do país.

“Infelizmente, o governador Zema, talvez por não ter se expressado da forma adequada, acabou por criar mais problemas que as soluções que busca. Sempre precisamos e muitas vezes contamos com alianças com outras regiões, em especial o Nordeste brasileiro. Minas nunca foi antagônico às regiões mais pobres do país, até porque fazemos parte delas, muito menos imaginou liderar esse antagonismo”, afirmou Aécio em nota.

Esse cenário retrata uma polêmica política envolvendo questões de regionalismo e busca por equilíbrio e cooperação entre as diferentes partes do Brasil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Caique Lima

Recent Posts

Essencial do DCM TV: Governo Lula: 51 bilhões para o RS; prefeito bolsonarista “tenta lacrar” e leva invertida de Pimenta

https://www.youtube.com/watch?v=dN0KOMxfLbg Prof Viaro faz o giro de notícias do dia e entrevista: - 21h -…

29 minutos ago

TSE: ministro libera para julgamento processos que podem levar Moro à cassação

O ministro Floriano de Azevedo Marques, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), liberou para julgamento o processo…

43 minutos ago

Grendene pede funcionários que doem a própria cesta básica para as vítimas do RS

A Grendene enviou nesta semana uma mensagem aos seus funcionários sugerindo que eles doassem itens…

1 hora ago

Lula diz estar “puto da vida” com preço do arroz: “O povo pobre não pode pagar”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (09) estar “meio puto…

2 horas ago

VÍDEO – Prefeito de Farroupilha (RS) “tenta lacrar” na web e leva invertida de Pimenta

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação (Secom) do governo publicou um vídeo esclarecendo a confusão…

2 horas ago

É divulgada lista dos mortos e desaparecidos da tragédia no RS

O governo do Rio Grande do Sul começou a divulgar nesta quinta-feira (9) a lista…

3 horas ago