Não dá pra embarcar Lula numa fria. Por Moisés Mendes

Atualizado em 17 de novembro de 2022 às 7:41
Luiz Inácio Lula da Silva na Conferência do Clima da ONU (COP27) no balneário de Sharm el Sheikh, no Egito. Foto: SHARM EL-SHEIKH, EGITO

Por Moisés Mendes

Não é uma bobagem ou uma falsa controvérsia a pergunta que circula a bordo do debate sobre a decisão de Lula de viajar ao Egito no jato de um empresário.

Esta é a pergunta: Lula conseguiria embarcar hoje num voo comercial e viajar sem ameaças de fascistas antes, durante ou depois do embarque ou no desembarque?

Sei o que vão dizer. Que ele iria na primeira classe e embarcaria por um acesso exclusivo e depois de todos os outros passageiros, com forte esquema de segurança.

Que a primeira classe fica em compartimento em lado contrário ao das classes executiva e econômica. E que ele desceria no Egito numa área especial.

Podem dizer o que quiserem. Mas seria complicado colocar Lula num avião de carreira na sua primeira viagem internacional como presidente eleito. A extrema direita arranjaria um jeito de armar a maior confusão.

O fascismo vaia a agride o que se mexer em qualquer lugar e tiver relação com Lula, com as esquerdas e com o Supremo e o TSE.

Eles atacam ministros do Supremo como se atacassem gays, negros e pobres, que eles atacam mesmo cotidianamente.

Agridem pessoas nas ruas por qualquer motivo que considerem um desafio às suas inseguranças autoritárias.

Isso quer dizer que, em decorrência dessas dificuldades, e como não há dinheiro para pagar uma viagem, Lula agiu certo ao pegar carona no avião de empresário que confessou ter dado dinheiro em caixa dois a José Serra em 2014?

Não agiu. Lula não poderia pegar carona com empresário algum. E não é bom misturar ao debate a pergunta sobre qual seria saída, se o PT não tem como custear a viagem.

O certo é que a alternativa da carona foi política e eticamente incorreta. Não há o que debater.

Não adianta tentar desqualificar as críticas da direita, que faz a sua parte. O episódio tem o mérito de servir como primeira lição para o novo governo.

O PT não poderá repetir erros cometidos nos 13 anos em que esteve no poder. Não pode ser arrogante, não deve ignorar as consequências de gestos arriscados e não precisa cair na tentação das armadilhas.

Mas como Lula poderia chegar então à conferência do clima? Esse sim é um debate sobre uma questão que envolve solução prática. Debata-se.

__________________________________________________________________

AGRESSORES IMPUNES
Todos os dias tem uma agressão de bandidos fascistas a alguém, em ambientes fechados ou nas ruas.

A extrema direita não teme ninguém, e muitas autoridades temem enfrentar o bolsonarismo, mesmo que esse tenha sido derrotado.

Tem muita autoridade com medo dos militares. Mas medo do quê? De ditadura? De tortura? De perseguição? De cassação? De desaparecimentos?

O homem do vídeo abaixo foi espancado por patriotas em Taubaté quando tentou furar um bloqueio e entrou um conflito com os manés.

Talvez não aconteça nada com eles, como não acontece com outros agressores fascistas.

Publicado originalmente em Blog do Moisés Mendes

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clicando neste link