Não é só fake news: por que padre Julio é tão odiado pela extrema-direita

Atualizado em 20 de janeiro de 2024 às 15:44
Padre Júlio Lancellotti durante sua ação comunitária. Foto: Divulgação

Padre Julio Lancellotti, um religioso que tem dedicado sua vida em sua missão de ajudar os menos favorecidos, se tornou alvo constante de ataques, especialmente por parte de grupos extremistas de direita.

Sua atuação social em prol dos moradores de rua, fornecendo café da manhã diariamente a partir de um centro social ligado à igreja católica na região central de São Paulo, tem gerado controvérsias e hostilidades.

A postura do sacerdote em defender os desfavorecidos e seu questionamento das políticas públicas voltadas aos moradores de rua têm provocado reações adversas, evidenciando uma resistência sistemática contra suas ações.

Além disso, esse engajamento tem sido alvo de diversas fake news provenientes da extrema direita.

Fake News e Difamação:

O religioso enfrenta não apenas críticas, mas também uma onda de fake news difamatórias.

Recentemente, uma falsa acusação envolvendo um suposto vídeo pornográfico circulou nas redes sociais, sugerindo erroneamente uma relação imprópria entre o padre e um jovem menor de idade.

Apesar da alegação de que o vídeo foi gravado em 26 de fevereiro de 2019, os avanços na tecnologia de IA tornaram as conclusões dos peritos bolsonaristas inconclusivas e sem fundamentos sólidos para confirmar a veracidade dessa informação.

A tentativa de difamação foi rapidamente desmascarada como uma farsa criada por adversários do padre, com o apoio da revista de extrema direita chamada Oeste.

O perito Reginaldo Tirotti, que foi utilizado pela Revista Oeste para afirmar a veracidade do vídeo, é um ferrenho apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro e participou de atos golpistas em frente aos quartéis do Exército.

O perito bolsonarista Reginaldo Tirotti. Foto: Reprodução

Tanto ele quanto sua filha Jacqueline Tirotti utilizaram características prosopográficas, como formato do rosto, orelhas e altura da calvície, para sustentar a autenticidade do vídeo. No entanto, é importante ressaltar que essas características podem ser facilmente reproduzidas por meio de inteligência artificial (IA).

Além das fake news, Padre Júlio Lancellotti é alvo recorrente de agressões verbais e hostilidades por parte de seus opositores. Sua postura firme em defesa dos desfavorecidos e seu questionamento das políticas públicas voltadas aos moradores de rua têm gerado reações adversas, evidenciando uma resistência sistemática contra suas ações.

Combate às falsas alegações

Em meio a polêmicas o religioso teve sua reputação questionada por adversários, mas um laudo pericial realizado por um renomado especialista em forense, o professor Mario Alexandre Gazziro, trouxe esclarecimentos importantes.

Um veículo de imprensa reconhecido, buscou a expertise do professor Gazziro para analisar tecnicamente um vídeo amplamente difundido por perfis de extrema direita nas redes sociais. O objetivo era determinar se o conteúdo do vídeo era genuíno ou uma possível fraude.

Mario Alexandre Gazziro, professor adjunto de Engenharia da Informação na Universidade Federal do ABC (UFABC), e pós-doutorando na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP), destacou que os elementos analisados apontam para uma possível farsa. Ele ressaltou que o vídeo em questão parece ter sido criado com o propósito de dificultar análises forenses.

O laudo pericial completo referente ao caso envolvendo o Padre Júlio Lancellotti está atualmente em fase de conclusão, e o religioso demonstra otimismo quanto à resolução deste episódio, conforme compartilhado por ele em suas redes sociais:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link