Não olhe para Cima captou dinheiro com órgãos públicos nos EUA

Atualizado em 29 de dezembro de 2021 às 14:56
Não olhe para cima
Não olhe para cima é um dos maiores sucessos da Netflix em 2021

O filme Não olhe para cima é um sucesso absoluto na Netflix. Lançado na véspera do natal, ele conta a história de que a terra está prestes a ser atingida por um meteoro. O filme contém um elenco estrelado, como Jennifer Aniston e Leonardo DiCaprio, e está entre os títulos mais vistos da plataforma atualmente.

Segundo sites especializados nesse tipo de informação, o filme teve de gastos, beirando os US$75 milhões, cerca de R$422 milhões. Mas, segundo a revista Variety, apenas a dupla protagonista do filme, teria faturado US$55 milhões, então o gasto do filme seria muito maior.

Originalmente, o projeto era da Paramount, mas foi comprado pela Netflix, antes das filmagens começarem. O filme “Não olhe para Cima”, teve apoio financeiro de órgãos governamentais americanos. A plataforma e as instituições públicas envolvidas, não são obrigadas a compartilhar essas informações. A partir das regras que elas definem para entrarem num projeto, é possível estimar o quanto aqueles US$75 milhões declarados vieram de incentivos fiscais públicos.

Os gastos básicos foram garantidos com financiamento público, e assim a Netflix possivelmente teve mais liberdade para assegurar um elenco grandioso, com o dinheiro da própria empresa, isso porque não é permitido que a verba pública cubra salário de diversos artistas.

O primeiro órgão envolvido foi o Massachusetts Film Office, departamento cinematográfico do estado de Massachusetts. Onde o longa foi gravado, que se disponibilizou a a arcar com 25% da folha de pagamento. Além de garantir isenções fiscais, desde que a produção se comprometa a gastar metade de seu orçamento no estado ou gravar metade de suas cenas por lá, assim desenvolvendo a economia local.

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Não olhe para cima e o financiamento público

O departamento de televisão, cinema, música e entretenimento do Distrito de Colúmbia, que fica na capital Washington, que também recebeu a equipe do filme, prevê até 35% de abatimento nos gastos tributáveis tido naquela localidade. Assim, foi preciso gastar ao menos US$250 mil de sua verba em Colúmbia e gerar emprego a população local.

Também conseguiu incentivos com o governo canadense. Mais especificamente com o distrito da Colúmbia Britânica. Que ajudou financeiramente na pós produção.

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