“Não quero pena mais leve, quero minha inocência de volta”, diz Lula à France 24

Atualizado em 11 de outubro de 2019 às 11:49

PUBLICADO NO FRANCE 24

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva concedeu entrevista exclusiva à FRANCE 24 a partir da sede da Polícia Federal em Curitiba, onde está preso. Lula, que já cumpre um ano e meio de prisão por corrupção, disse que quer “provar que os mentirosos são os que me acusaram”. “Não quero uma pena mais leve, quero minha inocência”, disse o ex-líder de 74 anos aos correspondentes brasileiros da FRANCE 24.

Ao abordar questões ambientais, Lula disse acreditar que seu governo “pode ​​ter tido as maiores políticas de preservação ambiental que o Brasil já teve”. Questionado sobre o atual presidente, Jair Bolsonaro, Lula não mediu suas palavras: “Bolsonaro não gosta de indígenas, não gosta de seringueiros, não gosta de árvores, não gosta do Partido dos Trabalhadores, não gosta de pessoas pobres, não gosta de sindicalistas”.

Por fim, perguntado sobre uma possível candidatura para a próxima eleição presidencial brasileira, o ex-presidente se recusou a ser indicado. “Não direi que serei candidato e não direi que não serei. Vou deixar o tempo passar e ver o que acontece”, afirmou. Em nota mais pessoal, Lula disse: “Sou um homem de 74 anos que sente que tenho a energia de um homem de 30 anos e quero me casar quando sair daqui”.