Nas redes, bolsonarismo cresce e esquerda encolhe indica pesquisa

Atualizado em 5 de março de 2023 às 23:59
Ex-presidente Jair Bolsonaro em meio a apoiadores durante a campanha eleitoral de 2018. (Foto: Reprodução)

Em um estudo recente realizado pela agência MAP foi revelado um aumento considerável do bolsonarismo nas redes sociais desde as eleições presidenciais de 2022.

Segundo o levantamento, perfis de direita fecharam fevereiro com 30,7% de engajamento e cerca de 87% destes perfis se apresentam como bolsonaristas. Esses perfis alavancaram a presença digital de Jair Bolsonaro (PL) no mês passado. O ex-presidente chegou ao fim de fevereiro com 41,9% de aprovação em 3,17 milhões de publicações que o mencionaram.

O departamento revelou ainda que os perfis com ideais de esquerda seguem em queda desde outubro e continuam perdendo espaço.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi mencionado em 4,6 milhões de publicações e teve aprovação em 54% dos comentários, faixa que se mantém desde setembro.

O destaque do mês foi a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, sendo a quarta figura política mais citada nas redes sociais em fevereiro, com 459,7 mil citações, e aprovação alinhada à de Bolsonaro, 41%.

A .MAP realizou o estudo à partir de amostra extraída diariamente de 1,4 milhão de publicações no Twitter e no Facebook. Além do registro delas, a agência atribui peso a reações como curtidas, comentários e encaminhamentos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link