Negra Li sobre falta de negros em série do SBT: “Me sinto solitária”

Atualizado em 21 de julho de 2018 às 13:28
A cantora e atriz Negra Li (Foto: Ze Paulo Cardeal/TV Globo)

Do Notícias da TV

Negra Li estava afastada da TV havia 11 anos e foi contratada pelo SBT e pela Disney para atuar na série Z4, que estreia dia 25. Ficou feliz pelo convite, mas se assustou ao chegar no set e perceber que era a única negra do elenco. “Estou amando, mas me sinto solitária. Você vê um elenco assim, todo branco. Não é normal.”

“É que as pessoas estão acostumadas, está tão enraizado, que elas não percebem isso. E eu, por ser negra, eu fico tentando me ver em outras pessoas parecidas comigo. E eu tenho certeza que em casa, as crianças, os jovens também pensam a mesma coisa quando assistem a TV. Está faltando representatividade, é importante a gente se ver na TV”, disse ao Notícias da TV.

(…)

“Meus filhos, na série, têm a pele morena, um tom mais claro que o meu. Eu me sinto solitária em muitos trabalhos, mas é importantíssimo que eu aceite fazer, independentemente de ser um estereótipo, uma família desestruturada, pobre, e isso também é cansativo. É difícil.”, desabafa.

“Sei que as pessoas estão acostumadas a ver negros nesses papéis da vida real. Mas não é só isso. A gente poderia ajudar as pessoas a enxergarem diferente. Se a TV é uma vitrine, ela pode mudar esse conceito e mostrar que não estamos somente nas cadeias, nas favelas, e que estamos em outras posições. Quem sabe um dia eu não pego um papel de uma pessoa qualquer, não de uma negra”, disse, aos risos.

(…)