Primeira delatora da Lava Jato, Nelma Kodama é presa por tráfico em Portugal

Atualizado em 19 de abril de 2022 às 18:12
Nelma Kodama
Nelma Kodama (foto de Jefferson Coppola)

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira (19) a doleira Nelma Kodama. Ela estava em um hotel de luxo de Portugal, quando foi capturada pelos policiais. Nelma é conhecida por ter sido a primeira delatora da Lava Jato, sendo condenada a 18 anos de prisão em 2014.

A nova prisão é por causa da operação Descobrimento, que tem como principal objetivo dar um ponto final em uma organização criminosa de tráfico internacional de cocaína.

As investigações tiveram início em fevereiro do ano passado, quando um jato executivo de uma empresa de Portugal pousou em Salvador. Na época, policias encontraram quase 600 quilos de cocaína.

A partir daí, os agentes encontraram detalhes da organização criminosa que atuava no Brasil e em Portugal. Além de fornecedores, o grupo tinha mecânicos de aviação, transportadores e doleiros.

A ordem judicial foi dada pela 2ª Vara Federal de Salvador e pela Justiça portuguesa. Os bens e contas bancárias de Kodama foram bloqueados.

A doleira Nelma Kodama já foi presa

Em 2014, ela foi presa no Aeroporto Internacional de São Paulo. Na ocasião, ela tinha como intenção sair do Brasil e viajar para a Itália com 200 mil euros escondidos na calcinha.

Em 2017, postou uma foto no perfil do Instagram com vestido vermelho, sapato Chanel e a tornozeleira eletrônica. Sua pena de 15 anos de prisão, decretada na Operação Lava Jato, foi extinta. Tudo isso graças ao indulto natalino concedido pelo ex-presidente Michel Temer (MDB).

Nelma foi apontada como cúmplice de Alberto Youssef em um esquema de lavagem de dinheiro.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link