Nem Messi, nem Neymar: o craque da Copa é James Rodríguez

Atualizado em 30 de junho de 2014 às 15:42

 

A seleção da Colômbia cresceu muito nos últimos anos, formando uma equipe jovem, veloz e cheia de craques. Mesmo sem seu ídolo Falcao García, machucado, o time vai jogando como ninguém e possui o melhor ataque do torneio e uma das melhores defesas.

Mas o homem que faz a diferença nesta equipe é o meia James Rodríguez (segundo ele, a pronúncia é “Rámez”), que joga no Monaco, que disputa o torneio francês. James tem apenas 22 anos e é um meia que trata a bola com elegância e critério, é muito habilidoso e tem um pé esquerdo perigosíssimo. Decidiu contra o Uruguai fazendo os dois gols da partida, um deles o mais bonito da Copa.

Nascido em Cúcuta, abandonado pelo pai ainda criança, Rodríguez começou sua carreira em 2006 no Envigado, da segunda divisão da Colômbia e em 2008 foi para o Banfield, da Argentina, onde ajudou o time a ganhar seu primeiro campeonato nacional, em 2009.

Em 2010, sua carreira deslanchou e seu estilo de jogo chegou a ser comparado ao de Cristiano Ronaldo. Então, no mesmo ano, foi contratado pelo Porto de Portugal e era a referência do time. Conquistou oito títulos em três temporadas e foi decisivo em todas as conquistas.

Em maio do ano passado, assinou com o Monaco por 45 milhões de euros e fez um campeonato francês muito bom ao lado de seu companheiro no Porto, o português João Moutinho, e o craque colombiano Falcao García, chegando ao segundo lugar.

Agora James é o grande craque da seleção colombiana e tem 5 gols na Copa. Com seu estilo de jogo pra frente, seu chute potente e sua visão de jogo, James Rodríguez e companhia têm de tudo para levar a Colômbia muito longe na competição — atropelando, inclusive, o Brasil.