Nenhum terrorista bolsonarista foi preso após vandalismo em Brasília

Atualizado em 13 de dezembro de 2022 às 8:42
Bolsonaristas promovem terrorismo e incendeiam carros e ônibus em Brasília.
Foto: Reprodução

Terroristas bolsonaristas deflagraram uma série de atos de vandalismo em Brasília na noite de segunda-feira (12). Carros e ônibus foram danificados e incendiados. Os golpistas entraram em confronto com a Polícia Militar. Nenhum apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi preso até a atualização desta reportagem.

Os atos de vandalismo começaram na frente da Polícia Federal, na Asa Norte, por volta de 19h30, após o cumprimento de um mandado de prisão temporária contra o indígena José Acácio Tserere Xavante, apoiador de Bolsonaro.

A prisão do indígena aconteceu por determinação do STF e atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República. A PGR e o STF afirmam que o Tserere é investigado por participar de atos golpistas e reunir pessoas para cometer crimes.

Após a prisão, os terroristas tentaram invadir um prédio da PF. Parte do grupo seguiu pela Asa Norte, onde realizou novos atos de vandalismo. Até a meia-noite, o Corpo de Bombeiros contabilizava oito veículos incendiados, incluindo dois ônibus, mas ninguém havia sido preso. Botijões de gás foram espalhados em ruas da cidade.

A Polícia Militar foi chamada e reagiu com bombas de gás e balas de borracha. O secretário de Segurança do DF, Júlio Danilo Souza Ferreira, afirmou que os participantes dos atos de vandalismo serão responsabilizados: “A partir de agora, temos imagens, filmagens, temos como identificar”.

A região do hotel onde Lula está hospedado teve a vigilância reforçada por equipes da PM. O futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, disse que já foram tomadas medidas para responsabilizar os culpados e que esse processo de identificar e punir os vândalos vai prosseguir nos próximos dias: “Estamos aqui para consignar o fundamental. Em primeiro lugar, as medidas de responsabilização já adotadas — as que foram adotadas hoje e que vão ser adotadas a partir de amanhã — vão prosseguir”.

Mais de duas horas depois do início dos atos, o ministro da Justiça do governo Bolsonaro, Anderson Torres, disse que o Ministério da Justiça, por meio da Polícia Federal, “manteve estreito contato” com a Secretaria de Segurança do DF e com o governo do DF “a fim de conter a violência e restabelecer a ordem”. Afirmou que “tudo será apurado e esclarecido” e que a situação está se normalizando”.

Os terroristas bolsonaristas declaram não aceitar o resultado das eleições. Os radicais defendem um golpe por meio de intervenção militar no governo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link