Nenhuma criança morreu por vacina contra a Covid, diz Ministério da Saúde

Atualizado em 28 de abril de 2022 às 13:07
Criança tomando vacina da Covid-19
Foto: Reeprodução

Contrariado as fake news relacionadas à vacina da Covid-19 em crianças, o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde nesta semana afirmou que no Brasil não houve registros de mortes de crianças e adolescentes relacionadas a vacinação da doença.

Segundo o boletim, foram analisados 38 casos suspeitos de morte após a aplicação dos imunizantes e o Ministério concluiu que em nenhum dos casos houve relação com a vacina da Covid.

“Até o momento, não há registro de EAPV [Evento Adverso Pós-Vacinação] com desfecho óbito na faixa etária de cinco a menores de 18 anos com relação causal com as vacinas utilizadas”, reiterou o documento

Além disso, o boletim ainda aponta que a incidência de casos com reações adversas representa apenas 0,004% do total de doses aplicadas.

“Estas são estimativas conservadoras, tendo em vista que parte expressiva dos EAG notificados não possuem qualquer relação causal com a vacinação”, afirmou documento.

No entanto, quando se observa o contexto da não vacinação e da pandemia, observou-se que, 1,4% da população brasileira foi internada ou veio a óbito em decorrência da Covid-19. O que significa que os não imunizados correm um risco 354 vezes maior de serem internados em decorrência da doença e 76 vezes maior de morrerem pela Covid-19 do que a ocorrência de um efeito adverso grave da vacina.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link