Lula e Leonel Radde são ameaçados por neonazistas e ‘ganham’ data de morte

Atualizado em 24 de março de 2022 às 12:29
Lula e Leonel Radde
Lula e Leonel Radde são ameaçados por neonazistas

O vereador Leonel Radde (PT-RS) foi alvo de novas ameaças de morte feitas por neonazistas nesta quinta-feira (24). Eles prometem ainda matar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os ataques ocorreram por meio de mensagens enviadas no WhatsApp e no Telegram do parlamentar.

Foi marcada até uma data para o assassinato dos petistas pelos extremistas: dia 31 de outubro deste ano. “Sua morte está planejada, será dia 31 de outubro de 2022, 21h, no Rio Grande do Sul”, diz uma das mensagens.

Policial civil, Radde é um dos coordenadores a Operação Bastardos Inglórios. Trata-se de um canal de denúncias que visa identificar e combater grupos neonazistas no estado do RS.

LEIA MAIS:

1. Neonazistas brasileiros foram recrutados pela Ucrânia em 2017 contra os russos

2. Deputada volta a ser ameaçada e chamada de ‘macaca’; veja imagem

3. Em ato neonazista em Madri, jovem discursa: “O inimigo será sempre o mesmo e o judeu é o culpado”

“Vamos te matar, seu lixo”, dizem os neonazistas

Mensagem recebida por Leonel Radde
Leonel Radde recebe ameaças de morte de nazistas, que prometem ainda matar Lula.

“Se prepara, você, Lula e o Isupério estão ferrados. Vamos acabar contigo, seus vermes, lixo, macacos de merda (…) Lula vai morrer”, diz um trecho das mensagens, que cita o ativista do movimento negro Antonio Isupério, alvo de ameaças de grupos neonazistas em outras ocasiões.

Em outra mensagem, os detratores deixam claro que pertencem a grupos neonazistas. “Eu acabo com tua vida se mexer com o cara que vendeu objeto nacional socialista [referência ao Partido Nacional Socialista, de Adolf Hitler]. Se você continuar prendendo fascistas, acabo com tua raça e da Maria do Rosário”, escrevem. O vereador também recebeu fotos e gifs de armas e um vídeo de uma mulher negra sendo assassinada por supremacistas brancos.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Davi Nogueira
Davi tem 25 anos, é editor e repórter do DCM, pesquisador do Datafolha e bacharel em sociologia pela FESPSP, além de guitarrista nas horas vagas.