Nervoso, Moro diz que ri de Tony Garcia e chama denúncias de “esdrúxulas”

Atualizado em 6 de junho de 2023 às 21:20
Sergio Moro de fones de ouvido, falando em microfone
Sergio Moro em entrevista – Reprodução

O senador Sergio Moro (União Brasil) concedeu uma entrevista nesta terça-feira (6) e comentou as declarações do ex-deputado estadual Tony Garcia, que disse que agiu como um “agente infiltrado” a pedido do ex-juiz e ainda o acusou de ter interferido para afastar Eduardo Appio da operação Lava Jato. O paranaense diz que ri do rival e chamou as denúncias de “esdrúxulas”.

“Essa história é a história mais esdrúxula possível. Eu via os comentários e dava até algumas risadas, tem que fazer o senso crítico. Afiar-se nas palavras do tal do Tony Garcia, ele que foi o responsável por revelar o Mensalão, depois ele veio pedir desculpas, também foi o responsável pelo impeachment da Dilma”, iniciou ele.

Em tom de deboche, Moro seguiu: “Saíram umas fantasias desse indivíduo. O que acontece é que, em 2004, 2005, esse indivíduo foi preso. Até tem um episódio cômico da prisão dele, em que ele se escondeu em uma casa de bonecas em um quintal, mas foi preso. Ele havia fraudado consorciados do Consórcio Garibaldi, que ele comandava, roubado o dinheiro dessas pessoas”.

“O Ministério Público acabou fazendo um acordo com ele, com o objetivo principal de reaver o dinheiro e pagar os consorciados. O que foi feito. E, na época, ele acabou revelando alguns outros fatos e concordou, com supervisão da Polícia e requerimento do MP, fazer gravações de seus cúmplices, nada a ver com Lava Jato. É uma história totalmente tresloucada. Eu me surpreendo quando se dá crédito a um indivíduo desse. Ele é conhecido no Paraná como um mentiroso compulsivo, um estelionatário”, concluiu Moro.

Nesta terça-feira (6), o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a suspensão dos processos que envolvem Tony Guerra na 13ª Vara Federal de Curitiba e no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

O ex-deputado estadual, que foi um dos delatores da Operação Lava Jato, afirma que Sergio Moro interferiu para afastar o juiz federal Eduardo Appio da operação. Para ele, isso aconteceu porque Appio levaria adiante as denúncias que ele fez à juíza que antes era responsável pelo caso, Gabriela Hardt.

“Eles me amarraram nesse acordo durante dez anos. Eles ficaram me usando para obter informações, usaram informações para perseguir o PT, eles usaram da minha amizade com o Eduardo Cunha para eu colher informações de operadores do PT, operadores da Petrobras, operadores do Zé Dirceu, de tudo, eles queriam pegar tudo”, disse Garcia à CNN Brasil.

Na mesma entrevista, Moro ainda chamou de “zum, zum, zum” os rumores de que ele possa ter seu mandato caçado pela Justiça Eleitoral. O paranaense destacou que não pretende deixar o Senado e que a direita já tem potenciais candidatos para as eleições presidenciais de 2026, como Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Jr (PSD).

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link