Netanyahu promete “fogo” contra o Hamas e anuncia invasão de Gaza por terra

Atualizado em 25 de outubro de 2023 às 16:38
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Foto: Reprodução

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou que o exército se prepara para invadir a Faixa de Gaza por terra. Em pronunciamento nesta quarta (25), ele também incentivou que os cidadãos israelenses andem armados e pediu para civis palestinos deixarem o território.

“Estamos atuando para obter as melhores condições para começar a guerra. Quando entrarmos em Gaza, quando começar a guerra, não haverá nada que nos detenha para chegarmos ao objetivo. Nós temos apenas uma coisa para o Hamas, que é o fogo”, afirmou Netanyahu.

O premiê não deu detalhes sobre quando as forças israelenses vão iniciar a operação, mas fez um alerta: “Nós pedimos que a população que não está envolvida em Gaza que saia, deixe o campo para nós”.

As Forças Armadas de Israel já haviam anunciado que preparavam uma ofensiva terrestre contra a Faixa de Gaza e também não detalhou quando ocorreria. Em comunicado divulgado no dia 14 de outubro, militares prometeram uma “extensa operação” que também incluiria incursões por ar e pelo mar.

Os ataques israelenses vinha ocorrendo por meio de bombardeios. O ministro da Defesa de Israel detalhou pela primeira vez os próximos passos da ofensiva e disse que ela ocorrerá em três etapas.

A primeira parte do plano israelense envolve ataques aéreos e ofensiva por terra. Na sequência, militares vão focar no combate a “bolsões de resistência” na Faixa de Gaza. A terceira etapa envolve retirar as tropas do território e a criação de “um novo regime de segurança” por parte de Israel.

O conflito entre Israel e o Hamas teve início no último dia 7. O número de mortos causados pela guerra chega a 7.900, sendo 6.546 em Gaza e 1.400 israelenses, a maioria deles na data do primeiro ataque.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.