New York Times: “Exuberante”, Lula “eletrizou o ambiente” da COP27

Atualizado em 16 de novembro de 2022 às 18:21
Lula durante discurso na COP27
Foto: Ahmad Gharabli/AFP

O New York Times definiu o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “exuberante” e disse que o petista “eletrizou o ambiente” da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Sharm el-Sheikh, no Egito. “As expectativas são altas enquanto um Lula exuberante fala na Cúpula Climática”, afirmou o jornal.

“Muito depois que outros líderes mundiais haviam partido das negociações climáticas das Nações Unidas no Egito, o presidente eleito do Brasil chegou – e eletrificou a reunião”, diz o texto.

O jornal citou a vitória de Lula sobre Jair Bolsonaro (PL) nas eleições e disse o atual presidente é visto por ambientalistas como um “pesadelo”. “O entusiasmo aqui era palpável para Luiz Inácio Lula da Silva, conhecido simplesmente como Lula para a maioria. Ele derrotou recentemente Jair Bolsonaro, um homem que os ambientalistas brasileiros descrevem como um ‘pesadelo’ por presidir durante quatro anos de desmatamento desenfreado e aplicação frouxa das leis na vasta e frágil floresta tropical amazônica do país”, afirma.

O texto destaca que após a vitória de Lula muitos sentem otimismo “de que um defensor de um ecossistema crucial para o clima global está de volta ao poder”. “A aparição de Lula na cúpula ocorre quando os negociadores de quase todas as nações do mundo tentam chegar a um acordo sobre como implementar as promessas que a maioria fez para reduzir as emissões de gases de efeito estufa que estão aquecendo perigosamente o planeta”, continua.

O New York Times fala da expectativa do mundo em relação ao próximo mandato do petista e as ações que serão adotadas contra o desmatamento. “A história de Lula de reprimir o desmatamento é o que dá a muitos de seus apoiadores na cúpula grandes expectativas para seu próximo mandato como presidente. Quando ele se tornou presidente pela primeira vez em 2003, o desmatamento da Amazônia estava em uma das taxas mais altas de todos os tempos. Ao final de seu segundo mandato, em 2010, a taxa de desmatamento havia caído 67%”, diz.

“Mas sob Bolsonaro, essa tendência se inverteu e a Amazônia perdeu mais de 13.000 milhas quadradas de cobertura de árvores de 2019 a 2021, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil”, ressalta o jornal.

Ainda é lembrado no texto que cúpula anual do clima da ONU em 2019 seria realizada no Brasil, mas que Bolsonaro se recusou a levá-la adiante. “O Brasil estava programado para sediar a cúpula anual do clima da ONU em 2019, mas o Sr. Bolsonaro se recusou a continuar com isso. Na quarta-feira, Lula propôs a realização da cúpula de 2025 em uma das cidades da Amazônia brasileira”, destaca.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link