New York Times, The Guardian e outros grupos de mídia saem em defesa de Assange

Atualizado em 28 de novembro de 2022 às 10:43
Julian Assange
Assange. Foto: Reprodução

O Guardian, o New York Times, o Le Monde, a Der Spiegel e o El País divulgaram uma nota em defesa do co-fundador do WikiLeaks, Julian Assange. De acordo com as organizações de mídia, o governo dos EUA deve desistir de sua acusação. 

Assange é acusado pelo governo estadunidense de violar a Lei de Espionagem de 1917. Ele foi responsável, por exemplo, pela publicação, entre 2010 e 2011, de documentos revelando crimes de guerra e campos de tortura no Iraque e Afeganistão.

Os editores e editores das organizações de mídia que publicaram os vazamentos se reuniram para se opor publicamente aos planos de acusar Assange sob uma lei projetada para processar espiões da Primeira Guerra Mundial:

Publicar não é crime: o governo dos EUA deveria encerrar o processo contra Julian Assange por publicar segredos.

Doze anos atrás, em 28 de novembro de 2010, nossos cinco meios de comunicação internacionais – o New York Times, o Guardian, o Le Monde, El País e Der Spiegel – publicaram uma série de revelações em cooperação com o WikiLeaks, que fizeram as manchetes em todo o mundo.

“Cablegate”, um conjunto de 251.000 telegramas confidenciais doDepartamento de Estado dos EUA, revelou corrupção, escândalos diplomáticos e assuntos de espionagem em escala internacional.

Nas palavras do New York Times, os documentos contavam “a história crua de como o governo toma suas maiores decisões, as decisões que custam mais caro ao país em vidas e dinheiro”. Mesmo agora, em 2022, jornalistas e historiadores continuam a publicar novas revelações, usando o tesouro único de documentos.

Para Julian Assange, editor da WikLeaks, a publicação de “Cablegate” e vários outros vazamentos relacionados tiveram as consequências mais graves. Em 12 de abril de 2019, Assange foi preso em Londres com base em um mandado de prisão dos EUA e agora está detido há três anos e meio em uma prisão britânica de alta segurança geralmente usada para terroristas e membros de grupos criminosos organizados. Ele enfrenta a extradição para os EUA e uma sentença de até 175 anos em uma prisão de segurança máxima americana.

Esse grupo de editores e editoras, todos os quais haviam trabalhado com Assange, sentiu a necessidade de criticar publicamente sua conduta em 2011, quando cópias não editadas dos telegramas foram divulgadas, e alguns de nós estão preocupados com as alegações na acusação de que ele tentou ajudar na invasão de computador de um banco de dados. Mas nos reunimos agora para expressar nossas graves preocupações sobre a continuação do processo de Julian Assange por obter e publicar materiais classificados.

O governo Obama-Biden, no cargo durante a publicação do WikiLeaks em 2010, se absteve de indiciar Assange, explicando que eles teriam que indiciar jornalistas dos principais meios de comunicação também. Sua posição valorizou a liberdade de imprensa, apesar de suas consequências desconfortáveis. Sob Donald Trump, no entanto, a posição mudou. O DoJ baseou-se em uma lei antiga, a Lei de Espionagem de 1917 (projetada para processar potenciais espiões durante a Primeira Guerra Mundial), que nunca foi usada para processar um editor ou emissora.

Esta acusação estabelece um precedente perigoso e ameaça minar a primeira emenda da América e a liberdade de imprensa.

Obter e divulgar informações confidenciais quando necessário no interesse público é uma parte essencial do trabalho diário dos jornalistas. Se esse trabalho for criminalizado, o nosso discurso público e as nossas democracias tornam-se significativamente mais fracos.

Doze anos após a publicação de “Cablegate”, é hora de ogoverno dos EUA encerrar seu processo contra Julian Assange por publicar segredos.

Publicar não é crime.

Os editores e editoras de:
The New York Times
The Guardian
Le Monde
Der Spiegel
El País

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link