
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou as redes sociais nesta terça-feira (9) para comemorar a queda do primeiro-ministro do Nepal. Em publicação no X (antigo Twitter), o parlamentar compartilhou um vídeo em que um manifestante retira a bandeira nacional de um mastro e escreveu: “Menos um regime comunista no mundo. Amém”.
A declaração ocorreu em meio aos protestos que tomaram a capital Catmandu, deixando ao menos 19 mortos. As manifestações começaram contra denúncias de corrupção e se agravaram após o governo proibir o uso de redes sociais em todo o país, o que ampliou a revolta popular.
Menos um regime comunista no mundo. Amém. pic.twitter.com/DOLeoSNSqE
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) September 9, 2025
Prédios foram incendiados e até a residência do ex-primeiro-ministro foi atacada. As cenas de violência circularam em redes sociais e veículos internacionais, mostrando a dimensão da crise. Diante da pressão, K.P. Sharma Oli, líder do Partido Comunista do Nepal (Unificado Marxista–Leninista), anunciou sua renúncia no mesmo dia em que os protestos paralisaram serviços e aumentaram a instabilidade política.
O comentário de Nikolas retomou o discurso ideológico contra governos identificados com a esquerda e associou os protestos a um suposto enfraquecimento do comunismo.
A crise no Nepal permanece em aberto, com o país em estado de tensão após a renúncia do premiê e a morte de sua ex-mulher, queimada viva por manifestantes.