Nikolas é condenado por processo sem “fundamento” contra Eliziane Gama

Atualizado em 7 de dezembro de 2023 às 18:33
Deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) foi condenado a pagar R$ 2 mil em honorários advocatícios por acionar a Justiça sem “fundamento” ao entrar com ação contra a senadora Eliziane Gama (PSD-MA). O bolsonarista foi à Justiça para pedir que a parlamentar fosse intimada a apresentar documentos e comprovantes de pagamentos feitos a cinco blogs e alegou “supostas irregularidades”. A informação é da coluna de Mônica Bergamo na Folha de S.Paulo.

A 20ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal extinguiu o processo após manifestação do Ministério Público Federal (MPF), que deixou claro que o deputado poderia consultar as informações solicitadas na Justiça por meio do portal da transparência do Senado Federal.

“Lá, inclusive, é possível acessar cada uma das notas fiscais relativas às despesas declaradas pelos senadores”, afirmou o órgão. Nikolas havia solicitado documentos e comprovantes de pagamentos feitos a blogs para divulgação da atividade parlamentar de Eliziane Gama, que faz o pagamento com sua cota no Senado.

Os pagamentos questionados por Nikolas aparecem no portal da transparência da Casa como atividade parlamentar junto a sites jornalísticos.

Senadora Eliziane Gama (PSD-MA). Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A juíza federal substituta Liviane Kelly Soares Vasconcelos acatou o parecer do MPF e afirmou que não há “fundamento para o ajuizamento” da ação de Nikolas. Ela ainda apontou que era dever do deputado ir atrás de informações que já são públicas.

“Cabe ao cidadão diligenciar administrativamente para obter as provas necessárias para comprovar os fatos alegados na inicial ou, caso não obtenha os documentos administrativamente, ajuizar a própria ação popular comprovando a negativa no fornecimento das informações”, afirmou a juíza.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link