Nikolas Ferreira vira réu por transfobia após expor adolescente de 14 anos

Atualizado em 21 de setembro de 2023 às 16:25
Deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Foto: Reprodução

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) se tornou réu por transfobia em processo que investiga vídeo que expõe uma menina transexual de 14 anos em banheiro feminino de escola em Belo Horizonte (MG). O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) aceitou a denúncia do Ministério Público (MP) nesta quinta (21).

O bolsonarista publicou o vídeo em seu canal no YouTube em julho no ano passado. As vereadores do PSOL Iza Lourença e Bella Gonçalves fizeram uma denúncia contra ele por LGBTfobia e alegaram que ele violou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

A juíza Kenea Marcia Damato de Moura Gomes, da 5ª Vara Criminal da Comarca de Belo Horizonte, aceitou a manifestação do MP e afirmou: “Recebo a denúncia e não se vislumbra nenhuma hipótese de rejeição”.

O MP pediu, inicialmente, que ele fosse investigado por “deslegitimar” a vítima ao se negar “a tratá-la de acordo com o gênero e nome correspondente e pretendendo coibir a utilização do banheiro de acordo com o gênero que melhor lhe representa”.

“O acusado causou irreparável dano à sua autoestima e identidade, querendo fazê-la crer que a sociedade não a reconhece em seu gênero autodeclarado, que ignora sua narrativa de gênero e que a denomina de forma que não condiz com suas vivência”, apontaram os promotores Mário Konichi Júnior, Josely Ramos Pontes e Mônica Sofia da Silva.

A manifestação do MP incluiu um laudo psicológico da vítima, que apontava que a menina chorou, ficou angustiada, magoada e se sentiu desrespeitada com o episódio.

O vídeo divulgado por Nikolas mostra sua irmã, que é menor de idade, abordando a estudante trans dentro do banheiro da escola. O deputado ainda pediu boicote da instituição de ensino porque haveria “doutrinação” e uma “travesti no banheiro da escola da sua irmã”.

Após ser denunciado, ele prosseguiu com os ataques transfóbicos e disse que “protestou contra um homem que entrou em um banheiro feminino” onde estava sua irmã.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link