
O líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), comentou sobre o breve encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump durante a Assembleia-Geral da ONU nesta terça (23). O republicano fez elogios ao petista durante o evento.
“Não há um cidadão neste mundo que resista ao charme de Luiz Inácio. A disposição do Brasil e a disposição do presidente Lula sempre foi de conversar e negociar. A gente recebe com entusiasmo essa disposição do presidente Trump de dialogar”, afirmou à Folha de S.Paulo.
O parlamentar diz que, apesar da vontade de negociar, o presidente já deixou claro que “soberania e democracia não estão sobre a mesa”. “A defesa de interesses comerciais brasileiros sempre foi prioridade e sempre buscamos essa abertura de diálogo”, prosseguiu.
O breve encontro entre Lula e Trump, que durou poucos segundos entre os discursos de ambos, foi marcado por um aperto de mão e palavras amigáveis do americano. Ele disse que os dois tiveram uma “excelente química” e que há um encontro marcado para a próxima semana.

Mais cedo, durante seu discurso na ONU, Lula fez críticas às “sanções arbitrárias” e destacou que a “agressão contra a independência do Poder Judiciário” no Brasil é inaceitável. Ele também afirmou que os atentados à soberania e as intervenções unilaterais estão se tornando uma norma, o que afeta o multilateralismo e enfraquece a democracia global.
A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também comentou sobre o futuro encontro entre Lula e Trump, afirmando que foi uma “surpresa”.
“Acho que foi uma surpresa. Parece que o presidente Trump gostou do presidente Lula. Não tinha nada [marcado previamente]. Parece que vão se encontrar agora”, disse a ministra após o anúncio de Trump na ONU.