“Ninguém tem autoridade pra falar de política fiscal comigo”, diz Lula em Portugal

Atualizado em 18 de novembro de 2022 às 19:40
Lula e o primeiro ministro de Portugal, António Soares. Reprodução

Após o encontro do presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva com o primeiro-ministro de Portugal, António Soares, e com o presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, o brasileiro e o português concederam uma entrevista coletiva.

Nela, Lula comprometeu-se com a reaproximação do país com o mundo após o início de sua gestão e reafirmou seu compromisso com a agenda ambiental.

“Eu fiquei muito emocionado quando no discurso na COP27, no Egito, o povo gritava: ‘O Brasil voltou’. E era muito marcante para mim porque fazia quatro anos que o Brasil estava completamente isolado do mundo”, disse Lula. Nenhum país que sofreu bloqueio nesses 30 anos teve o isolamento que o Brasil teve por culpa do próprio governo brasileiro. Não foi o mundo que isolou o Brasil. Foi o Brasil que se isolou.

Filipe Nyusi, presidente de Moçambique, o primeiro-ministro português António Soares e Lula. Reprodução

Sobre a questão do teto fiscal, que tem gerado polêmica com a má reação do mercado, Lula relembrou suas duas gestões para defender-se:

“Ninguém tem autoridade pra falar em política fiscal comigo porque durante todo meu período de governo eu fui o único do G20 que fiz superávit primário durante todos 8 anos de mandato.”

Lula também havia se encontrado com Marcelo Rebelo de Sousa, presidente de Portugal, a quem convidou para sua posse.

Aqui, o vídeo da entrevista coletiva:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link